• Matéria: Sociologia
  • Autor: stefanyvitoriaalves2
  • Perguntado 6 anos atrás

URGENTE.

O ESTADO BRASILEIRO É UM ESTADO GENOCIDA.O QUE É ESTADO GENOCIDA,POR QUE ELE É GENOCIDA?

Respostas

respondido por: SpreadVirus9298
3

Eu nunca ouvi falar esse termo "Estado genocida" na área técnica na minha vida, mas vamos lá:

Pela interpretação, podemos entender que um Estado genocida pode ser um Estado que, literalmente, pode genocidar tal etnia, raça, etc. Isso acontecia por exemplo na Alemanha Nazista com a discriminação de judeus por Hitler.

O Brasil na minha opinião não é um Estado completamente genocida no sentido que a própria instituição Estado não faz e não incentiva tal ato. Por outro lado, pode se dizer que os habitantes brasileiros em sua maioria (sem generalização) tem sim discriminações com raças ou minorias.

Quando eu digo "completamente" eu quero dizer que o Estado brasileiro tem muita herança de leis antigas racistas ainda ativas no Brasil, uma dessas leis é a lei de salário mínimo. A origem da ideia do salário mínimo se deu por pessoas eugenistas que após a abolição da escravidão queriam ainda discriminar negros no Brasil indiretamente. Acontece da seguinte forma (e que acontece até hoje):

Como negros antigamente geralmente tinham baixa renda e produtividade, a lei do salário mínimo diz basicamente assim: "Você, pessoa pobre, que não consegue gerar de riqueza R$ 1,000 por mês, não pode ser empregado", ou seja, imagine como uma escada, para você subir a escada você precisa dos primeiros degraus, o salário mínimo quebra os primeiros graus da escada impossibilitando a pessoa sair da atual vida de pobreza, excluindo assim, pobres e negros da sociedade, que é exatamente o objetivo dessa lei.

Perguntas similares