Viver em sociedade é conviver com as diferenças, sendo que ao longo de nossa vida participamos de diversos grupos sociais e até agregados, a convivência grupal é relevante para o homem em sua participação no meio social, pois é por meio da socialização dos grupos que se tornamos seres sociais. Logo, diversos fatores sustentam um grupo social. Com base no trecho acima e no que foi abordado em aula, comente sobre os fatores que levam as pessoas a conviverem em grupos e mencione os aspectos que são fundamentais para sustentação dos grupos, explicando-os
Respostas
Resposta:
Explicação:
Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade. Assim, entramos e saímos de vários grupos sociais, os quais certamente são importantes na conformação de nossa educação, de nossos valores e visões de mundo.
os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo. Estabilidade nas relações interpessoais e sentimentos partilhados de pertença a uma mesma unidade social são as condições suficientes. Além disso, é importante observar que o grupo existe mesmo que não se esteja próximo dos componentes. Prova disso está no fato de que, ao sairmos da última aula da semana, embora fiquemos longe daqueles que compõem nossa sala, a classe por si só não se desfaz, ainda existindo enquanto grupo. Da mesma forma, podemos pensar isso para nossas famílias, o que corrobora o fato de que o grupo é uma realidade intermental, ou seja, mesmo que os indivíduos estejam longe, permanece o sentimento de pertença dentro da consciência de cada um.