03) Em eventos esportivos internacionais como os Jogos Pan-americanos ou as Olimpíadas, ocasionalmente, há suspeitas sobre o sexo de certas atletas, cujo desempenho ou mesmo a aparência sugerem fraude. Para esclarecer tais suspeitas utiliza-se: a. a identificação da cromatina sexual. b. a contagem de hemácias cuja quantidade é maior nos homens. c. o exame radiológico dos órgãos sexuais. d. a pesquisa de hormônios sexuais femininos através de um exame de sangue. e. a análise radiográfica da bacia.
Respostas
Resposta: Alternativa a) A identificação da cromatina sexual
Explicação:
Por que é algo que apenas as mulheres apresentam, nenhum homem irá apresentar isso.
Resposta:
A
Explicação:
Em mulheres, um dos cromossomos X está inativado na forma de heterocromatina, formando uma estrutura denominada cromatina sexual ou corpúsculo de Barr.
Não se sabe ao certo o motivo da inativação de um dos cromossomos X em mulheres, mas a hipótese mais aceita para justificar essa inativação é a Hipótese de Lyon ou do Mecanismo de Compensação de Dose, segundo a qual um dos cromossomos X da mulher é inativado para evitar a produção excessiva de substâncias codificadas por genes do cromossomo X, o que seria prejudicial de alguma forma.
Como só pode haver um cromossomo X funcional, o número de cromatinas sexuais na célula de um indivíduo qualquer é igual ao número de cromossomos X menos um (N° de Barr = N° de Cromossomo X - 1)
Assim, em indivíduos normais do sexo feminino (XX), ocorre uma cromatina sexual por célula, e em indivíduos normais do sexo masculino (XY), não ocorre cromatina sexual.
Assim, para a confirmação do sexo genético de um atleta, a análise da presença ou ausência de cromatina sexual é de grande valia, uma vez que homens normais não possuem corpúsculo de Barr e mulheres normais apresentam um corpúsculo de Barr por célula.
Referência: Prof. Landim.