(UECE) Esqualeno, encontrado em grande quantidade no óleo de fígado de bacalhau, com possível efeito anticarcinogênico, é um hidrocarboneto que contém seis ligações duplas entre átomos de carbono. Como em sua molécula existem 30 átomos de carbono, sua fórmula mínima é: a) C10H17. b) C8H13. c) C5H 8. d) C3H5.
Respostas
Letra d). Como o esqualeno apresenta seis ligações duplas em sua composição, pertence ao grupo dos terpenos (resultantes da junção de várias unidades de alcadienos). Para determinar sua fórmula mínima, é necessário inicialmente construir sua fórmula molecular, que possui 30 carbonos, como dito no enunciado. Para determinar o número de hidrogênios, basta seguir este raciocínio:
Há seis ligações duplas e apenas três hidrogênios.
Agora é necessário lembrar que o restante da cadeia possui apenas grupos CH2, mais precisamente 22, ou seja, nessa parte, há 44 hidrogênios. Além disso, deve-se lembrar também que o último carbono da estrutura apresenta o grupo CH3.
Assim, a fórmula molecular é C30H50, e a fórmula mínima é C3H5.
Resposta:
Resposta letra D
Explicação:
Nesse tipo de questão, sigo essa lógica para a resolução.
Nos alcanos, vale a seguinte máxima CnH2n+2. No entanto, o composto da questão possui ligações duplas. Vale salientar, também, que uma dupla equivale a 2 hidrogênios. Sendo assim, a fórmula do composto da questão é equivalente a CnH2n+2-12----> CnH2n-10.
Logo, C30H50. E, por fim, sua mínima é C3H5