A corrente elétrica é definida como o movimento relativamente ordenado de cargas elétricas, positivas ou negativas. No âmbito da corrente elétrica analise as afirmativas abaixo:(I) A intensidade da corrente elétrica pode ser dada pela razão entre a variação da quantidade de carga elétrica que atravessa uma seção transversal num determinado intervalo de tempo.(II) São dois os sentidos da corrente elétrica, o sentido real que descreve o movimento das cargas elétrica positivas e o sentido convencional que descreve o movimento das cargas elétricas negativas.(III) O movimento dos elétrons em um fio condutor se dá com a maior velocidade conhecida, equivalente à velocidade da luz no vácuo.(IV) O movimento dos elétrons (cargas negativas) se dá no sentido do menor potencial elétrico para o maior potencial elétrico.Assinale a alternativa CORRETA. * a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e III são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas II e IV são corretas. e) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Respostas
Resposta: e)
Justificativas:
I) Sim, a corrente elétrica é o fluxo de carga elétricas em um condutor, e a sua intensidade pode ser medida pela taxa de variação da quantidade de carga que atravessa uma secção transversal por unidade de tempo.
II). Na verdade, o sentido do fluxo de cargas é determinado pelo material condutor. Se for um metal, como o cobre ou ouro, o sentido é do polo negativo — zona de menor potencial — para o positivo, pois nos metais o portadores de carga são os elétrons livres. Porém, é conveniente utilizar o sentido oposto (polo positivo para o negativo) nas análises de circuitos, o que não vai alterar o resultado dos cálculos, salvo poucas exceções.
III) Errado. A velocidade de deriva dos portadores de carga é muito baixa, da ordem de milímetros por segundo.
IV) Verdadeiro. É algo que pode ser demonstrado experimentalmente.