O vídeo diversidade – Lenine
O vídeo nos aborda a diversidade existente em diferentes espécies e entre indivíduos da própria espécie. Podemos observar diferenças de cor de pele, textura de cabelo, altura das pessoas, características próprias de algumas espécies e uma variedade de características.
A genética que é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade nos mostra como ocorre essa transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações.
Agora é com você:
1. Como podemos explicar as características distintas entre seus irmãos sendo filhos do mesmo pai?
2. Segundo a crença popular “os meninos puxam à mãe enquanto as meninas sempre se parecem com o pai”. Qual é a sua opinião a respeito?
Respostas
Dois irmãos tendem a herdar em média 50% do material genético de cada pai. Mas esse é apenas um valor estimado, e pode acontecer que dois irmãos compartilhem 35% entre si - raramente - enquanto.. Existe também a possibilidade de dois irmãos não compartilharem material genético para um determinado marcador de DNA, é por isso que sendo filhos do mesmo pai eles possuem características distintas.
Um irmão A pode compartilhar 50% com um irmão B, e B pode compartilhar 50% com um irmão C. Mas os 50% que eles compartilham um com o outro serão diferentes. Portanto, alguns irmãos são semelhantes em certas características físicas mais do que outros.
O mesmo acontece com os pais, então é o caso daqueles que têm os olhos da mãe, mas o queixo do pai, enquanto o irmão é uma cópia completa de um dos dois. Então a crença popular “os meninos puxam à mãe enquanto as meninas sempre se parecem com o pai” é somente isso, uma crença, pois somente é a genética do gene dominante a que determina quais características podemos herdar de nossos pais.