• Matéria: Geografia
  • Autor: brend22343
  • Perguntado 6 anos atrás

sobre as bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Amazonas, relacionando-as com desenvolvimento de atividades econômicas do setor primário.

Respostas

respondido por: hinataimvu156
0

Resposta:

As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d’água, abastecendo-o. Elas são separadas por estruturas do relevo, como morros, serras, picos e chapadas. As águas são direcionadas pela topografia do terreno. As formas do relevo levam cursos de água menores, como riachos, córregos e rios pequenos, a abastecerem os rios maiores. Geralmente, o nome da bacia hidrográfica leva o mesmo nome do rio principal.

As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano. As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco. Juntas elas englobam 80% do território nacional.

Há destaque também para a produção de eletricidade hidráulica ou hidroeletricidade. O país é um dos principais produtores de energia elétrica hidráulica do mundo, e a produção demanda grandes áreas alagadas. Todas as doze regiões hidrográficas do Brasil possuem potencial, mas a região da Bacia da Amazônia merece destaque pelos seus 209.000 m³ de água, quase 60 vezes mais água que o segundo maior rio do mundo, o Rio Nilo.

Explicação:

espeto que tenha ajudado

Perguntas similares