Respostas
Explicação passo-a-passo:
Vamos lá!
3. Letra c. vamos analisar cada alternativa:
a. incorreta. O domínio da função foi definido por número naturais. Os números inteiros abrangem os negativos também, e a função não os utiliza, como especificado no enunciado.
b. incorreta. O contradomínio se relaciona com o o domínio. A partir do momento que o domínio é definido, podemos achar seu contradomínio pela função. Nesse caso, o contradomínio equivale aos números que serão usados no eixo y, ou seja, os valores de f(x). Se x só pode ser natural, e a função multiplica x por 2, y só poderá ser um número natural e par.
c. CORRETA. A imagem equivale aos números que serão usados do eixo y, ou seja, os valores de f(x). Se x só pode ser natural, e a função multiplica x por 2, y só poderá ser um número natural e par.
d. incorreta. Como x só será substituído por números naturais, o contradomínio no mínimo deve ser o conjunto natural.
e. incorreta. A imagem são os números usados pelo y, dentro do seu contradomínio. Se x só será substituído por números naturais, y só pode dar natural.
4. Letra A. A função envolve raíz, então sabemos que não pode dar negativo. Para a subtração entre 4x e 16 dar zero ou acima de zero, x não pode ser menor que 4, pois se x vale 4, temos 4 . 4 - 16 = 16 - 16 = 0. Um valor de x menor que 4 daria resultado negativo: 3 . 4 - 16 = 12 - 16 = -4.
Logo, não pode ter 2 como solução.
5. Nossa função é F(x) = x + 2. Nesse caso, vamos pegar os valores de A e colocar em x, e ver o que achamos para y, que será B.
f(-2) = - 2 + 2 = 0
f(-1) = - 1 + 2 = 1
f(0) = 0 + 2 = 2
f(1) = 1 + 2 = 3
f(2) = 2 + 2 = 4
Domínio: valores de A = -2, -1, 0, 1, 2
Contradomínio: valores de B = -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5
imagem: valores encontrados = 0, 1, 2, 3, 4.
Espero ter ajudado!