QUESTÃO 3 - O panoptismo é um concepção sobre como o poder e como se distribui sobre e entre os corpos. Foucault em sua obra Vigiar e Punir apresenta uma arqueologia e uma genealogia do saber e do poder. Acerca disso, considere qual das afirmações é verdadeira:
15 pontos
A) a concepção arqueológica do saber/poder remete ao pensamento utilitarista
B) a concepção de genealógica do saber/poder remete a uma tática nietzschiana
QUESTÃO 4 - Sobre a concepção de poder foucaultiana, assinale a(s) proposições CORRETAS. *
15 pontos
A) Olhando para as microrrelações sociais, Foucault afirmou que o poder permeia tudo, está em todos os lugares, constituindo como que uma rede que cobre toda a soceidade.
B)Denominou de microfísica do poder ao tipo de análise cuja atenção está voltada para as grandes relações, como aquelas no âmbito do Estado.
Segundo Foucault, o poder pode ser como repressão, interdição, à proibição, à lei.
C)a construção de toda uma maquinaria por meio da qual o poder se exerce, interditando a determinados tipos de ação e produzindo outras, Foucault chamou de panoptismo.
QUESTÃO 07 - Analisando as sociedades ocidentais desde a Idade Moderna, Foucault afirma que podemos perceber três tecnologias de poder distintas,que se sucederam como as principais formas de organização política: o poder de soberania, o poder disciplinar e o biopoder. COM BASE NESSAS TRÊS TECNOLOGIAS DE PODER, CONSIDERE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES E ASSINALE A(S) UE ESTIVER(EM CORRETA(S).
10 pontos
A) o poder disciplinar é o que embasou os regimes monárquicos;
B) o poder de soberania, centrado nas instituições, é que garantiu a emergência e consolidação do regime capitalista;
C) o biopoder é a forma de estruturação dos Estados contemporâneos; as sociedades contemporâneas atuam com as duas tecnologias de poder simultaneamente: a disciplina e o biopoder.
D) Foucault diz que a disciplina é uma “arte das distribuições”; sua primeira operação é a distribuição dos indivíduos no espaço.
o poder disciplinar sugere delimitar ou organizar um espaço disciplinar; não é por acaso que a arquitetura das escolas é muito semelhante com a arquitetura das fábricas ou dos quartéis: trata-se
QUESTÃO 5 - Foucault, por meio de seu método arqueológico, explica dois estilos penais diferentes na primeira parte de Vigiar e Punir. Observe as seguintes informações colhidas em documentos históricos: “Finalmente foi esquartejado. Essa última operação foi muito longa, porque os cavalos utilizados não estavam afeitos à tração; de modo que, em vez de quatro, foi preciso colocar seis; e como isso não bastasse, foi necessário, para desmembrar as coxas do infeliz, cortar-lhe os nervos e retalhar-lhe as juntas” (p. 09)]; já o segundo documento descreve alguns artigos do código de execução penal, com toda a sua utilização fragmentária do tempo e sua sutileza punitiva [“Art. 17. – O dia dos detentos começará às seis horas da manhã no inverno, às cinco horas no verão. O trabalho há de durar nove horas por dia em qualquer estação. Duas horas por dia serão consagradas ao ensino. O trabalho e o dia terminarão às nove horas no inverno, às oito horas no verão” (p. 10)]. COM BASE NESSES REGISTROS, PODEMOS CONCLUIR QUE: *
15 pontos
A) O primeiro documento é a descrição de um suplício, um espetáculo público bastante violento; já o segundo, é a descrição de um código de execução penal,
B) O primeiro, é a descrição de um código de execução penal; o segundo, de um suplício.
Respostas
3. Panoptismo e Foucault em sua obra Vigiar e Punir :
B) a concepção de genealógica do saber/poder remete a uma tática nietzschiana
Foi na concepção genealógica de Nietzsche, que Foucault encontrou a definição dos dos conceitos de "proveniência" e "emergência", ambos voltados à problematização do metafísico e ilusório das pesquisas históricas. A proveniência refere-se à articulação entre corpo e história, sendo no corpo, que os acontecimentos são inscritos. A emergência, trata dos acontecimentos, da maneira como se associam suas significações com as relações de poder.
4. A concepção de poder foucaultiana tem como verdadeiras:
A) Olhando para as microrrelações sociais, Foucault afirmou que o poder permeia tudo, está em todos os lugares, constituindo como que uma rede que cobre toda a sociedade.
C) a construção de toda uma maquinaria por meio da qual o poder se exerce, interditando a determinados tipos de ação e produzindo outras, Foucault chamou de panoptismo.
Para Foucault, o poder se apresenta como uma trama que está presente em todas as relações sociais, constituindo uma microfísica do poder.
Foucault ao analisar a construção do panóptico benthaminiano percebe que o detento é um objeto de informação à medida que é visto, mas nunca sujeito de uma ação comunicativa. Surge assim um dos efeitos do panóptico, que é introjetar a sensação de vigilância.
Esta introjeção é subjetiva pois tem o efeito de criar uma realidade comportamental induzida, ou seja, essa sujeição cria, mesmo que fictícia, uma relação real e mecânica de disciplina. Daí a necessidade de o poder ser visível e inverificável, construindo uma máquina que, a partir dos mais diversos desejos, fabricasse efeitos homogêneos de poder.
07. Foucault afirma que podemos perceber três tecnologias de poder distintas: o poder de soberania, o poder disciplinar e o biopoder.
C) o biopoder é a forma de estruturação dos Estados contemporâneos; as sociedades contemporâneas atuam com as duas tecnologias de poder simultaneamente: a disciplina e o biopoder.
D) Foucault diz que a disciplina é uma “arte das distribuições”; sua primeira operação é a distribuição dos indivíduos no espaço.
Para Foucault o biopoder é uma forma de governar a vida e divide-se em dois eixos principais: a disciplina, o governo dos corpos dos indivíduos e biopolítica, o governo da população como um todo.
Para Foucault, a disciplina procede em primeiro lugar à distribuição dos indivíduos no espaço. Para isso, utiliza diversas técnicas que funciona como uma rede que vai atravessar todas as instituições e aparelhos de Estado.
Este instrumento de poder que atua no corpo dos homens usará a punição e a vigilância como principais mecanismos para adestrar e docilizar o sujeito, pois é a partir deles que o homem se adequará às normas estabelecidas nas instituições como um processo de produção que, a partir de uma "tecnologia" disciplinar do corpo, construirá um sujeito com utilidade e docilidade.
05. A) O primeiro documento é a descrição de um suplício, um espetáculo público bastante violento; já o segundo, é a descrição de um código de execução penal,
O primeiro documento é a descrição de um suplício, um espetáculo público bastante violento "Finalmente foi esquartejado. Essa última operação foi muito longa, porque os cavalos utilizados não estavam afeitos à tração; de modo que, em vez de quatro, foi preciso colocar seis; e como isso não bastasse, foi necessário, para desmembrar as coxas do infeliz, cortar-lhe os nervos e retalhar-lhe as juntas"
O segundo documento descreve alguns artigos do código de execução penal, com toda a sua utilização fragmentária do tempo e sua sutileza punitiva: "O dia dos detentos começará às seis horas da manhã no inverno, às cinco horas no verão. O trabalho há de durar nove horas por dia em qualquer estação. Duas horas por dia serão consagradas ao ensino. O trabalho e o dia terminarão às nove horas no inverno, às oito horas no verão"
Bons estudos!