( Aqui estou mais um dia, ainda perguntando sobre a ÁFRICA DO SUL )
•Vocês poderiam me dizer qual a importância dela para o desenvolvimento dos países membros?
Respostas
Resposta:
A importância de se ter um representante africano no BRIC
Embora os benefícios materiais do ingresso da África do Sul no BRIC devam ser considerados, o elemento simbólico parece ser mais importante que o interesse nas possibilidades que o país oferece como parceiro nas áreas do comércio, do investimento e da cooperação. Esta função simbólica atende aos interesses de cada um dos países do grupo em conferir legitimidade: i) às suas reivindicações por maior poder em instituições multilaterais; e ii) à expansão de sua presença no continente africano.
A maior legitimidade das reivindicações por mudanças na ordem internacional decorre do fato de a África do Sul ingressar no grupo com o status de representante de toda a África, somando o continente africano à América Latina, à Ásia e às chamadas economias em transição. Ganha peso, dessa maneira, a imagem dos BRICS como representantes de uma nova ordem mundial, na qual o poder econômico e político dos países do "Sul" cresce, em média, a um ritmo maior que o dos países do "Norte". Também ganha força (pelo menos esta é a intenção dos governos dos BRIC) o discurso segundo o qual os países do BRIC expandem sua influência na África de forma diferente dos países desenvolvidos, negociando com países africanos na condição de parceiros e não de potências neocoloniais.
Uma outra resposta
A cada seis meses, a economia chinesa cresce o mesmo tamanho que a produção total econômica da África do Sul, que contribui com cerca de 3% do desempenho econômico do grupo. Mesmo assim, a África do Sul é considerada "a principal nação de África", segundo Jakkie Cilliers.
"Certamente para a África do Sul os BRICS são importantes e, se olharmos para os vários membros, todos dependeram de certa forma do peso econômico da China que penso ser o parceiro comercial número um de todos", ressalta o analista, concluindo que "toda a gente tenta beneficiar dessa relação especial com a China" e que "nenhum outro compromisso fornece essa possibilidade".
eu apague a resposta pq ta errado