TEXTO INFORMATIVO:
Ginástica e Saúde
A ginástica é uma ótima opção desde que praticada com cautela. Isso porque ela promove benefícios cardiovasculares e também ajuda a manter a musculatura alongada e fortalecida, mas se praticada em exagero pode acabar causando lesões graves. Um acompanhamento médico é sempre importante antes de decidir qual a melhor modalidade para os objetivos em termos de melhoria da saúde.
Não existem muitas restrições para a prática da modalidade. Desde que o indivíduo não tenha nenhum tipo de restrição médica, ele pode fazer ginástica. É importante lembrar que questões individuais como idade, ou algum tipo de doença, devem ser levados em conta para definir as limitações da prática.
Benefícios da prática da ginástica: Hipertrofia muscular; Fortalecimento muscular equilibrado; Fortalecimento dos ossos e articulações; Melhoria da resistência cardiorrespiratória; Melhoria do equilíbrio; Melhor noção espaço-temporal; Melhor consciência corporal; Melhora do sono, deixando o corpo mais descansado e aumentando a energia e disposição para viver o cotidiano; Diminuição do estresse e ansiedade; Queima de gordura localizada; Ajuda na liberação de endorfina no corpo, o que causa o aumento do bem-estar e proporciona mais felicidade e autoconfiança.
Riscos da prática da ginástica:
A ginástica, bem como qualquer outra atividade física ou esporte, pode trazer alguns riscos para os praticantes. Caso seja praticada em exagero, ela pode ocasionar sérias lesões de ligamentos, articulações, músculos e ossos.
Por isso, é preciso saber os limites de seu corpo e não exigir mais do que pode entregar. Tenha ciência de que a ginástica também se aprende gradativamente, e ficar bom é uma questão de treinos regulares, e não necessariamente intensos.
Então, é sempre bom também ter um profissional da saúde por perto, que possa fazer um acompanhamento médico de qualquer atividade que você escolher, para que te ajude a evitar problemas como esse e possa lhe oferecer suporte. Fora isso, não deve trazer nenhuma contraindicação, desde que a sua saúde esteja em dia e o seu condicionamento físico também, você estará livre para praticar à vontade e não correrá nenhum risco.
Portanto, é uma ótima atividade física para ser praticada, pois está repleta de benefícios. Basta ficar atento aos riscos e você terá uma ótima experiência.
Riscos do Treinamento Precoce: Fusão óssea; Desgaste das estruturas que envolvem o osso; Lesões repetitivas; Atraso da menstruação; Estresse mental; Desistência da prática.
Dicas de segurança durante a prática da ginástica: Procurar fatores de risco no ambiente; Neutralizar estes fatores ou mudar de ambiente; Auxílio de outra pessoa na fase inicial de aprendizagem.
Questionário:
1- Até as primeiras décadas do século XX, acreditava-se que as mulheres deveriam praticar apenas exercícios leves que fortalecesse seu organismo para a maternidade, gerando filhos fortes e saudáveis, sem prejudicar a graça e leveza do corpo feminino. O que você pensa sobre essa concepção nos dias de hoje?
2) A ginástica compreende um conjunto de práticas e pode assumir diversos aspectos e finalidades. Com base no texto e aulas sobre ginástica, responda:
a) De que forma a prática da ginástica contribui com a saúde do praticante?
b) Qualquer pessoa pode praticar ginástica? Quais os cuidados a serem observados?
3) Quais os riscos do treinamento precoce?
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
a b) é s qualquer pessoa o cuidado é pra n se machucar
andersonquiaques27:
muito obrigado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás