• Matéria: Português
  • Autor: Ribeiroluane36666
  • Perguntado 6 anos atrás

1) No dia 10/11/96, os jornais divulgaram a carta mediante a qual o médico Adib Jatene solicitava ao Presidente da República sua demissão do cargo de Ministro da Saúde, e a carta do Presidente da República, aceitando a demissão. Dessas cartas foram extraídos, respectivamente, os dois trechos a seguir: A Sua Excelência, o Senhor Doutor Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República Federativa do Brasil. ................................ Repito a frase aprendida de Vossa Excelência: "A política não é a arte do possível. É a arte de tornar o possível necessário." Estou tranquilo porque dei minha contribuição com lealdade e no limite de minha capacidade, sem trair os ideais dos que lutam no setor saúde pela equidade e pela garantia de acesso às camadas mais sofridas da população. Outros complementarão o trabalho, sob a liderança de Vossa Excelência, para que seja possível atender ao necessário que detectamos. Aproveito para manifestar-lhe o meu melhor apreço, Cordialmente, Adib Jatene Ministro da Saúde Meu Caro Jatene, Exatamente porque acredito que é preciso tornar possível o necessário, apoiei a CPMF e fiz, junto consigo, os esforços para aumentar a dotação do Ministério da Saúde. Só assim foi possível quase dobrar, em dois anos, os recursos do SUS. Ainda sim, eles são insuficientes. O que fazer? Continuar lutando, como continuarei: pena que sem você, embora com sua inspiração. ................................ Resta agradecer, muito sinceramente, sua colaboração, sua coragem para diagnosticar os problemas do ministério e enfrentar as soluções, e o ânimo que você infundiu em todos nós. Tenha a certeza de que suas declarações mostrando a disposição de continuar a luta pela saúde não ficarão nas palavras. O Brasil precisa de gente como você. Com afetuoso abraço. Fernando Henrique Cardoso a) Os autores das duas cartas utilizam registros linguísticos diferentes, no interior da variedade culta do português escrito. Aponte nos textos essas diferenças de registros e explique o efeito que cada um deles produz. b) Pelo que se lê no primeiro parágrafo das duas cartas, Jatene teria aprendido com Fernando Henrique o conceito de política que procurou aplicar enquanto ministro, mas uma leitura atenta desses parágrafos aponta uma grande diferença. Explique essa diferença.


thiagoarcgt20: Me dá como melhor resposta???

Respostas

respondido por: thiagoarcgt20
10

Resposta:(Unicamp)No dia 10/11/96, os jornais divulgaram a carta mediante a qual o médico Adib Jatene solicitava ao Presidente da República sua demissão do cargo de Ministro da Saúde, e a carta do Presidente da República, aceitando a demissão. Dessas cartas foram extraídos, respectivamente, os dois trechos a seguir:

A Sua Excelência, o Senhor Doutor Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República Federativa do Brasil.

................................

Repito a frase aprendida de Vossa Excelência: "A política não é a arte do possível. É a arte de tornar o possível necessário."

Estou tranqüilo porque dei minha contribuição com lealdade e no limite de minha capacidade, sem trair os ideais dos que lutam no setor saúde pela equidade e pela garantia de acesso às camadas mais sofridas da população. Outros complementarão o trabalho, sob a liderança de Vossa Excelência, para que seja possível atender ao necessário que detectamos.

Aproveito para manifestar-lhe o meu melhor apreço,

Cordialmente,

Adib Jatene

Ministro da Saúde

Meu Caro Jatene,

Exatamente porque acredito que é preciso tornar possível o necessário, apoiei a CPMF e fiz, junto consigo, os esforços para aumentar a dotação do Ministério da Saúde. Só assim foi possível quase dobrar, em dois anos, os recursos do SUS. Ainda sim, eles são insuficientes. O que fazer? Continuar lutando, como continuarei: pena que sem você, embora com sua inspiração.

................................

Resta agradecer, muito sinceramente, sua colaboração, sua coragem para diagnosticar os problemas do ministério e enfrentar as soluções, e o ânimo que você infundiu em todos nós.

Tenha a certeza de que suas declarações mostrando a disposição de continuar a luta pela saúde não ficarão nas palavras. O Brasil precisa de gente como você.

Com afetuoso abraço.

Fernando Henrique Cardoso

a) Os autores das duas cartas utilizam registros lingüísticos diferentes, no interior da variedade culta do português escrito. Aponte nos textos essas diferenças de registros e explique o efeito que cada um deles produz.

b) O uso culto de CONSIGO é o que as gramáticas exemplificam por meio de frases como: "O vento traz consigo a tempestade." Compare esse uso com o que foi feito pelo presidente no primeiro parágrafo de sua carta e explique as diferenças.

c) Pelo que se lê no primeiro parágrafo das duas cartas, Jatene teria aprendido com Fernando Henrique o conceito de política que procurou aplicar enquanto ministro, mas uma leitura atenta desses parágrafos aponta uma grande diferença. Explique essa diferença.

resposta:a) Adib Jatene emprega uma linguagem cerimoniosa que produz um distanciamento em relação ao presidente.

O presidente dirige-se a Jatene com uma linguagem mais íntima "meu caro", "você".

b) "Consigo", ao invés de ser usado como reflexivo, apenas equivale a "com você".

c) É a oposição entre os conceitos políticos: o de Jatene é "tornar o POSSÍVEL necessário" e o do presidente é "tornar possível O NECESSÁRIO"

Explicação:

Perguntas similares