Respostas
Resposta:
Foram as:
Motivações da burguesia que via a possibilidade de desenvolver a atividade comercial conseguindo novos mercados para comerciar e assim aumentar os seus lucros. A cidade de Ceuta se tinha tornado um importante centro mercantil.
Motivações feudais, integradas no espírito de cavalaria, ligada à nobreza, esta sentia-se desocupada da sua principal atividade – a guerra- achava ser uma boa oportunidade para ganhar mais terras e recompensas, para além da honra e glória que com isso conseguiam; Motivações políticas, para impedir a expansão de castela no Norte de África. D. João I desejava realizar um grande feito de armas que lhe granjeasse prestígio internacional, e também era a oportunidade para armar cavaleiros os infantes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique, com o feito glorioso de derrotar o infiel muçulmano, no Norte de África;
Motivações religiosas, o clero desejava espalhar a fé cristã e converter os povos ao cristianismo.
Resposta:
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.