O que são cadeias alimentares? E teias alimentares?
POR FAVOR É URGENTE
Respostas
Resposta:
A cadeia alimentar, também chamada de cadeia trófica, pode ser definida como uma sequência linear da transferência de matéria e energia em um ecossistema, na qual é possível observar uma sequência de organismos servindo de alimento para outros. Essa transferência sempre se inicia por um produtor e finaliza-se em um decompositor, sendo essa transferência unidirecional
A cadeia alimentar inicia-se com um produtor e finaliza-se com o decompositor, que nem sempre é representado.
A cadeia alimentar inicia-se com um produtor e finaliza-se com o decompositor, que nem sempre é representado.
Percebemos, portanto, que cada um dos componentes das cadeias alimentares caracterizam-se por terem organismos com necessidades alimentares em comum. Os produtores de um ecossistema, por exemplo, destacam-se por serem autotróficos, enquanto todos os consumidores primários caracterizam-se por alimentarem-se dos produtores. A cada grupo de organismos que apresentam essas necessidades semelhantes damos o nome de nível trófico.
Exemplos de cadeias alimentares
Observe a seguir dois exemplos de cadeias alimentares: uma cadeia alimentar terrestre e uma cadeia alimentar aquática.
Cadeia alimentar terrestre
O esquema acima representa uma cadeia alimentar terrestre.
O esquema acima representa uma cadeia alimentar terrestre.
No exemplo apresentado, temos uma cadeia alimentar terrestre, na qual é possível observar uma planta, um rato, uma cobra e um gavião. A planta é o produtor dessa cadeia alimentar, pois é capaz de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Ela serve de alimento para o rato, o qual se comporta, portanto, como um consumidor primário. A cobra, que se alimenta do consumidor primário, é um consumidor secundário. O gavião comporta-se como consumidor terciário. Nessa cadeia alimentar, os decompositores não foram representados.
Cadeia alimentar aquática
O esquema acima representa uma cadeia alimentar aquática.
O esquema acima representa uma cadeia alimentar aquática.
Nesse exemplo, temos uma cadeia alimentar aquática. O fitoplâncton, que é formado por organismos fotossintetizantes, é o produtor. O fitoplâncton serve de alimento para o krill, que se comporta, portanto, como consumidor primário. O krill serve de alimento para o pinguim, que pode ser classificado como consumidor secundário. Por fim, a foca alimenta-se do pinguim, se comportando como um consumidor terciário.
Impactos da extinção de espécies na cadeia alimentar
A cadeia alimentar representa as relações de alimentação existentes em um ecossistema, ou seja, analisando a cadeia alimentar, vemos qual ser vivo serve de alimento para outro. A extinção de espécies afeta negativamente a cadeia alimentar, pois aquele ser vivo, que serviria de alimento para outro, agora não existe mais.
Imaginemos que, por exemplo, a cobra do exemplo da cadeia alimentar terrestre citado anteriormente, entrasse em extinção. Isso causaria um grande impacto na cadeia, uma vez que os ratos aumentariam sua população, causando a redução das plantas, e os gaviões, sem alimento, teriam também sua população reduzida. Com o tempo, a população de ratos causaria um decréscimo exagerado no número de plantas, o que provocaria uma redução no alimento, desencadeando a redução da população de ratos. Percebemos, portanto, que todos os seres vivos são importantes e sua extinção impacta negativamente o ecossistemas
Nas teias alimentares temos várias cadeias alimentares conectadas.
As teias alimentares mostram várias cadeias alimentares interligadas e ocorrendo ao mesmo tempo. Assim sendo, é mais complexa que a cadeia, mostrando a transferência de matéria em diferentes direções
Explicação:
Resposta:
Para entendermos bem o que é e como funciona uma cadeia alimentar precisamos conhecer os componentes que fazem parte de um ecossistema.
Em um ecossistema podemos encontrar os componentes bióticos e abióticos. Os componentes bióticos são todos os organismos vivos, enquanto que os componentes abióticos são os fatores químicos, físicos e geológicos que atuam naquele ecossistema como umidade, luz, temperatura, água, nutrientes e solo.
Quando falamos em relações de alimentação entre os organismos e transferência de energia, logo nos lembramos da cadeia alimentar. Essa cadeia, no entanto, não representa fielmente o fluxo de energia e nutrientes no ecossistema, sendo esse mais bem representado pelas teias alimentares.
→ O que são teias alimentares?
As teias alimentares nada mais são do que várias cadeias alimentares conectadas. As teias são complexas e mostram mais fielmente como o fluxo de nutrientes e energia ocorre em um ecossistema, uma vez que não existem cadeias isoladas na natureza. No caso das teias alimentares, o fluxo de energia e nutrientes ocorre de forma multidirecional.Quando falamos em relações de alimentação entre os organismos e transferência de energia, logo nos lembramos da cadeia alimentar. Essa cadeia, no entanto, não representa fielmente o fluxo de energia e nutrientes no ecossistema, sendo esse mais bem representado pelas teias alimentares.
→ O que são teias alimentares?
As teias alimentares nada mais são do que várias cadeias alimentares conectadas. As teias são complexas e mostram mais fielmente como o fluxo de nutrientes e energia ocorre em um ecossistema, uma vez que não existem cadeias isoladas na natureza. No caso das teias alimentares, o fluxo de energia e nutrientes ocorre de forma multidirecional.
Explicação: