Respostas
O português descende do latim, idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra.
Em 218 a. C., os romanos dominam a região da Península Ibérica — local que abrange Portugal, Espanha, um pedaço da França e outras áreas. A partir daí, o latim entra em contato com as línguas desses lugares e começa a se modificar.
Séculos mais tarde, a partir de 409 d.C., povos germânicos também chegam na Península e causam novas modificações no idioma. Isso demora, mais ou menos, 300 anos até que invadem a região os povos árabes e mais mudanças aparecem.
Passam-se mais alguns anos até que os habitantes da Península Ibérica conseguem expulsar os muçulmanos. Nesse período —especificamente no ano de 1128 — surge a nação de Portugal, em uma região localizada a oeste da Península.
Na nova nação, o idioma usado é o galego-português e mais tarde passa a ser o português. Algo que permanece até os dias de hoje.