Respostas
Resposta:
Cantigas líricas: estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo.
Cantigas satíricas: estão subdivididas em cantigas de escárnio e de maldizer.
Explicação:
As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo.
O principal tema desse tipo de cantiga é o amor não correspondido. O amor não era correspondido porque a mulher já era casada, fazia parte de outro grupo social ou existia outro motivo que não permitisse viver o romance.
As cantigas de amor são escritas na primeira pessoa, nela o eu-lírico se mostra complemente submisso à mulher amada.
Cantigas trovadorescas de amigos
Nas cantigas de amigo a mulher fala da ausência do seu amado. Mesmo a voz do eu lírico sendo feminina, são os trovadores que escrevem essas cantigas. Os autores falam sobre os pensamentos femininos, passando exatamente o sentimento das mulheres.
Essas cantigas são redigidas na primeira pessoa e, às vezes, em forma de diálogo.
Nas cantigas de amigo a mulher vive uma angustia muito grande, sentimento que é compartilhado com outros membros da família como mãe, irmão, amigo.
A natureza também é muito retratada nas cantigas trovadorescas de amor, é possível perceber uma ligação com os pássaros, rios, flores e a luz.
Cantigas trovadorescas de escárnio
As cantigas de escárnio fazem críticas de forma direta a uma pessoa. Nas cantigas de escárnio, o nome da pessoa em questão não era falado. Nesse tipo de texto encontramos algumas figuras de linguagem.
Nas cantigas trovadorescas de maldizer o autor usa uma linguagem desbocada, vulgar, grosseira. Nesse tipo de cantiga o nome da pessoa satirizada é revelado.
As cantigas trovadoretas eram classificados de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica