Respostas
Resposta:
A origem da propriedade é também a origem da desigualdade, pois as diferenças naturais não devem ser levadas em conta, mas apenas aquela que instaura uma desigualdade de fato, que é a desigualdade social que aí se origina. A origem da propriedade é também a origem da sociedade, pois “o verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo.” 20 Com a propriedade, vem também o processo de acumulação de bens e, se uns acumulam, isso implica em que outros deixam de acumular. A propriedade é fonte das desigualdades, fonte da escravidão, da ganância e da violência e também é fonte da civilização.
O texto pertence a Rousseau em seu famoso discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.
Em Rousseau, no estado de natureza os homens eram todos livres e iguais, sobrevivendo e partilhando da natureza. A desigualdade surge com a propriedade privada, quando um indivíduo, cercou um terreno e dizendo: isto é meu, encontrou pessoas que confirmaram a sua propriedade.
Surge então para Rousseau, a sociedade civil, estabelecendo individualidades que deveriam ser confirmadas coletivamente através de um acordo ou pacto social.
Bons estudos!
os homens (1754/55), esse filósofo identifica o estado de natureza com a “idade do ouro”, quando os
homens eram todos livres e iguais entre si, vivendo em paz e harmonia. A origem da propriedade é
também a origem da desigualdade, pois as diferenças naturais não devem ser levadas em conta, mas
apenas aquela que instaura uma desigualdade de fato, que é a desigualdade social que aí se origina.