ATIVIDADE 2 Faltando Um Pedaço Djavan O amor é um grande laço Um passo pra uma armadilha Um lobo correndo em círculo Pra alimentar a matilha Comparo sua chegada Com a fuga de uma ilha Tanto engorda quanto mata Feito desgosto de filha De filha O amor é como um raio Galopando em desafio Abre fendas, cobre vales Revolta as águas dos rios Quem tentar seguir seu rastro Se perderá no caminho Na pureza de um limão Ou na solidão do espinho O amor e a agonia Cerraram fogo no espaço Brigando horas a fio O cio vence o cansaço E o coração de quem ama Fica faltando um pedaço Que nem a lua minguando Que nem o meu nos seus braços Ao ler a música de Djavan, sentimo-nos mobilizados pelo belo que está nas palavras utilizadas para construir um entrelaçamento dos significados e seus significantes. Na língua portuguesa, há uma parte que estuda a semântica das palavras e expressões e, nesse texto há vários exemplos da ação semântica no corpo do texto. Explique, sob seu ponto de vista, o que poderia significar: a) Um lobo correndo em círculo Pra alimentar a matilha b) O amor é como um raio Galopando em desafio Abre fendas, cobre vales Revolta as águas dos rios Quem tentar seguir seu rastro Se perderá no caminho c) E o coração de quem ama Fica faltando um pedaço Que nem a lua minguando Que nem o meu nos seus braços
Respostas
Resposta:
a. O que poderia significar um lobo correndo em círculo, basicamente, é algo ou alguém que pode ser tido como maléfico, mas que não avança, isto é, andar em círculos denota a incapacidade de avançar, de realizar algo; se está perdendo tempo.
b. No trecho de "O amor é como um raio Galopando em desafio (...)" é basicamente o fato de que, na opinião do autor, o amor é uma força incontrolável, é um sentimento muito forte, que move as pessoas e as faz fazer coisas tidas como impossíveis.
c. Já em "E no coração de quem ama fica faltando um pedaço (...)" tem-se que o sentimento de amor romântico traz o sentimento de saudade em relação à pessoa amada.
Explicação:
Faltando Um Pedaço Djavan
A - Um lobo correndo em círculo Pra alimentar a matilha: pode ser entendido como um círculo vicioso no qual alguém está preso, sem conseguir avançar ou recuar, constantemente caminhando em círculos sem ao menos ver uma mudança. Segundo Djavan, assim seria o amor, o ato de correr em círculos.
B - "O amor é como um raio Galopando em desafio Abre fendas, cobre vales Revolta as águas dos rios Quem tentar seguir seu rastro Se perderá no caminho", pode ser entendido como o amor ao assumir uma força incontrolável, avassaladora, um sentimento muito forte, capaz de abrir fendas, e conseguir inúmeras coisas uma vez vistas como impossíveis.
C - "E o coração de quem ama Fica faltando um pedaço Que nem a lua minguando Que nem o meu nos seus braços", possui a conotação de alucinação que o amor pode causar, nos levando a fantasiar, sonhar acordados, ver mundos mágicos, e enxergar coisas mágicas acontecendo.
Aprenda mais sobre Djavan:
https://brainly.com.br/tarefa/20999780
Bons estudos!