O pHmetro é um instrumento usado em laboratório para medir o pH das soluções. É um dispositivo complexo e muito útil na rotina das análises químicas. Um químico, no entanto, sem acesso a um instrumento desse tipo necessita saber o pH de uma amostra de volume conhecido de uma solução de ácido clorídrico, HCl. Para tal, ele tem a ideia de fazer uma titulação com hidróxido de sódio (NaOH) de concentração conhecida, e, a partir da quantidade de hidróxido de sódio reagida, calcular a concentração do ácido clorídrico e consequentemente o pH. Indique a alternativa correta em relação ao procedimento proposto pelo químico
A - o procedimento não terá sucesso, pois essa reação não ocorrerá.
B - o procedimento terá sucesso, pois é possível realizar o cálculo estequiométrico, admitindo 100% de rendimento da reação.
C - o procedimento não terá sucesso, pois a amostra da solução de HCl não representa a solução como um todo.
D - o procedimento terá sucesso, pois a quantidade de NaOH reagida é igual ao pH da solução de ácido clorídrico. E o procedimento não terá sucesso, pois o sal formado, por ser insolúvel, atrapalhará a determinação da concentração de HCl.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O pH da solução é de 1,52, logo a alternativa A está correta.
A reação química balanceada é a seguinte:
HCl + NaOH → NaCl +
Logo, 1 mol de ácido reage com 1 mol de base. Assim, teremos:
(30 mL . 0,01 mol/L) = (10 mL . x)
0,3 mol.mL/L = 10 mL x
x = 0,03 mol/L
Assim, temos que a concentração molar da solução ácida é 0,03 mol/L. Como o pH é dado pelo logaritmo negativo da concentração de íons hidrogênio, teremos que o pH dessa solução será:
pH = - log (3 x )
pH = - [log (3) + log ()]
pH = - [0,48 - 2,00]
pH = - [- 1,52]
pH = 1,52
Explicação:
espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás