Respostas
Resposta:
1- “Manual de Defesa da Fé”, por Peter Kreeft e Ronald K. Tacelli
Esse é meu número 1 há muito tempo. Kreeft e Tacelli são ambos professores de filosofia (além disso, Tacelli é jesuíta) e oferecem argumentos lógicos fortes (além de históricos e teológicos) em defesa do cristianismo. É desse livro a célebre passagem:
“A felicidade profunda está no espírito, não no corpo ou nos sentimentos. É como uma âncora que se mantém firme e calma no fundo, mesmo quando tempestades rugem na superfície. Deus permite tempestades físicas e emocionais para fortalecer a âncora; atira para fortalecer e testar nossa coragem. Nossas almas devem se tornar brilhantes, resistentes, espadas afiadas. Esse é nosso destino e seu projeto. Nós não somos brinquedos; somos espadas. E isso requer forja no fogo”.
Nessa obra os autores apresentam os célebres “20 argumentos em defesa da existência de Deus”. Kreeft às vezes é um pouco rigoroso em sua abordagem, então se atravessarmos essa barreira descobriremos que, por outro lado, sua filosofia é fascinante. Já li oito livros desse autor.