• Matéria: História
  • Autor: gadelhaceliane25
  • Perguntado 6 anos atrás

o absolutismo e um regime político que se caracteriza por uma grande concentração de poderes nas mãos do rei
A) a imprensa
B)a reforma protestante
C)a política de caça as bruxas

me ajudem gente por favor

toda ajudar e bem vinda ​

Respostas

respondido por: Anônimo
4

Resposta:

Explicação:

- A imprensa: Ela contribuiu para o estabelecimento do absolutismo pois era o principal meio de difusão das ideias dos teóricos do absolutismo, dentre eles:

1. Maquiavel (na obra o Príncipe) - Defendia a separação entre política e religião, além de dissertar sobre como o monarca deve chegar e permanecer no poder. 

2.Thomas Hobbes (na obra o Leviatã) - Defendia o contratualismo, em que a sociedade se forma a partir de um contrato social entre os homens, que em seu "estado de natureza" viveriam em um conflito generalizado.

3. Jean Bodin (na obra A República) - Defendia que o monarca não deveria compartilhar a soberania, isto é, ele deveria ser o poder legislativo, o executivo e o judiciário ao mesmo tempo.

4. Jacques Bossuet (na obra Política Segundo a Sagrada Escritura) - Defendia que o poder real possuía origem divina e que o monarca era o ministro de Deus na Terra.

- A reforma protestante: Segundo a teoria marxista, para que o rei possa ter poder absoluto, primeiro é preciso que ele afaste o poder da igreja e o poder dos senhores feudais (vigentes durante a Idade Média). Portanto, a Reforma Protestante foi importante para promover a diminuição do poder da Igreja Católica, uma vez que o Calvinismo, o Luteranismo e o Anglicanismo causaram a crise do monopólio da Igreja sobre a religião e também sobre o conhecimento/intelectualidade. Com isso, foi possível que o monarca pudesse ter mais poderes concentrados em sua figura (já que a Igreja não iria interferir tanto na política, como ocorria durante a Idade Média). 

- Caça às Bruxas: Contrarreforma + Caça às Bruxas = Perseguição Religiosa contra os hereges (bruxas, protestantes e todos que iam contra os dogmas da Igreja Católica). A perseguição contra essas camadas da sociedade gerou revoltas (especialmente dos protestantes calvinistas que eram burgueses, ou seja, possuíam poder econômico) e contribuiu ainda mais com a diminuição do poder da Igreja Católica sobre a política, uma vez que os monarcas se viram obrigados a romper com o catolicismo para que os protestantes burgueses pudessem permanecer no país e, consequentemente, permanecer a oferecer apoio econômico para o monarca, que jamais poderia governar sem o apoio burguês (tanto que a queda do absolutismo se deu por falta de apoio da burguesia, como no caso da Revolução Francesa e da Revolução Gloriosa).


gadelhaceliane25: obg pela resposta
gadelhaceliane25: vc pode responder a minha pergunta que eu postei aqui
gadelhaceliane25: pq ninguém responde
gadelhaceliane25: tô esperando a horas
Perguntas similares