Explique o papel dos recursos naturais no processo de industrialização da Inglaterra.
2..Como o processo de industrialização foi favorecido pela política de cercamentos?
3. Qual é a diferença entre o artesanato e a manufatura?
4. A). “A produção fabril caracterizou-se pelo uso de máquinas, que permitiram aumentar de forma extraordinária a velocidade e o volume da produção” O texto acima refere-se ao sistema de trabalho conhecido como: *
A. Artesanato.
B. Maquinofatura
C. Manufatura
D. Cercamentos
B). Qual era o papel dos trabalhadores nas fábricas? Justifique sua resposta.
5. A). O processo de industrialização criou uma nova classe social: o proletariado. Como era o regime de trabalho imposto aos operários?
B). Quais eram os grupos sociais mais empregados nas fábricas? Por quê?
Respostas
Resposta:
Explicação: 1) A Inglaterra possuía um solo rico em recursos naturais, principalmente carvão, que se relaciona com a 1ª Revolução Industrial, pois a mesma foi caracterizada principalmente pela criação do trem a vapor (que utiliza da queima de madeira, ou carvão).
2)A política de cercamentos favoreceu a revolução industrial por ter criado a mão de obra barata necessária para o trabalho industrial, estabelecendo uma relação de supremacia econômica da cidade sobre o campo a partir do período.
3)A diferença entre artesanato de manufatura está no fato de que o artesão realiza todo o processo produtivo do início ao fim, enquanto que nas manufaturas já existem princípios básicos de divisão do trabalho.
4.a).b- Maquinofatura
Processo pelo qual é usado as maquinas para desempenhar a produção industrial (maquinofatura)
4.b).A qualidade de vida dos trabalhadores ingleses durante a Revolução Industrial era péssima, pois as condições de trabalho eram terríveis, os direitos trabalhistas eram praticamente inexistentes e não havia uma preocupação muito grande em relação à urbanização racional, higiênica e eficiente, de modo que o trabalhadores viviam amontoados em bairros imundos e em construções inadequadas.
Por conta disto houve a difusão de muitas doenças infecciosas, como a cólera, que matou milhares de trabalhadores, muitos acidentes de trabalho e o avanço do alcoolismo, fator que é associado a uma tentativa por parte dos trabalhadores de vencer o cotidiano difícil.
Isto fez com que o socialismo, o movimento político organizado dos trabalhadores em busca de seus direitos, avançasse na Europa, o que deu início a maior disputa ideológica e política que a Europa já viu.
5.a). O regime de trabalho imposto aos operários era extremamente árduo, isto é, trabalho duro, pesado e oneroso, o que englobava muitas horas de trabalho, em alguns casos superado as 12 horas, a ausência de descansos, pausas e quaisquer direitos trabalhistas.
Esse regime de trabalho imposto aos operários dava-se em função do alto desemprego, o que dava total poder para os empregadores, além da ausência da consciência sobre as leis do trabalho. Mulheres e crianças também trabalhavam nas fábricas.
5.b).Nas fábricas eram empregadas, ao menos no contexto da Revolução Industrial, as pessoas mais pobres, muitas delas vindas recentemente das zonas rurais, expulsas de lá pelas práticas dos Cercamentos.
No Brasil, além da classe média-baixa e dos pobres urbanos, também era muito comum o emprego de imigrantes europeus, já que eles tinham experiência nesta área e muitas das fábricas pioneiras do Brasil eram mantidas por descendentes de imigrantes.
espero q ajude bjos!!!