QUESTÃO. (FUVEST - ADAPTADA) "De 1998 para cá, o preço do petróleo foi multiplicado por sete. A procura pelo produto, com o vigoroso crescimento mundial, aproximou-se da capacidade de produção (...). Há um surto na procura pela commodity, em contraste com a baixa capacidade na expansão rápida da oferta." Folha de São Paulo, editorial: Petróleo nas Alturas, 22/10/07.
A) O que é uma commodity? (1 PONTO)
B) Cite duas commodities de destaque na pauta de exportação brasileira e explique motivos que levam à maior oferta desses gêneros no Brasil.
Respostas
A) Commodity é uma mercadoria de padrão internacional de produção, negociada no mercado financeiro, que engloba matérias-primas: petróleo, carvão, frutas; semielaborados: madeira, cereais, carne frigorificada; industrializados de baixo valor agregado: etanol, combustíveis; e até mesmo direitos, como a emissão de gás carbônico.
B) A Soja conta com uma participação de 12% no total de exportações realizadas pelo Brasil entre janeiro e dezembro de 2019. O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O grão é cultivado e exportador pelo Brasil e até Dezembro, exportamos aproximadamente US$ 26 Bilhões. 79% do total de nossas exportações de Soja teve como principal destino a China. O Estado que mais exportou Soja foi o Mato Grosso.
Em segundo lugar fica o petróleo entre os itens mais exportados pelo Brasil. Ele gerou uma receita de US$ 24 bilhões, até Dezembro de 2019. O principal destino das exportações de “Óleos brutos de petróleo” é a China com 64%, seguido por Estados Unidos com 13%. Rio de Janeiro foi o estado que mais exportou Petróleo neste período.
Esses produtos, em grande parte, influenciam o comportamento de determinados setores econômicos ou até da economia como um todo. Isso significa que as oscilações em seus preços influenciam outras atividades, como a industrial e também o comércio, que contarão com matérias-primas mais caras ou mais baratas para a produção e comercialização de suas mercadorias.
Quando uma determinada matéria-prima ou mercadoria é considerada como uma commodity, ela passa a ter o seu preço gerido não pelo valor estipulado na produção, mas sim pela sua cotação no mercado, geralmente nas grandes bolsas de valores.