5 — Frente às estratégias em utilizar radiação ultravioleta no combate à, conforme descrito na reportagem na introdução do plano de estudo tutorado, pesquise e responda a importância da evolução da ciência como mecanismo para auxiliar na medicina e, sobretudo no combate à coronavírus. Assim, faça um paralelo de como o desenvolvimento de modelos atômicos contribuiu para o desenvolvimento da sociedade?
Respostas
Resposta:
A luz utravioleta (UV) é usada para a desinfectação de ambientes públicos e hospitalares mas não é recomendado para a desinfecção de mãos e outras partes do corpo. Embora não há pesquisa sobre a eficacia da radiação UV contra o Sars-coV-2 (COVID-19), estudos anteriores mostram sucesso em destruir o Sars. Como resultado, seu uso entrou na linha de frente contra o novo coronavírus.
A UV elimina vírus, bactérias e outros micro organismos, pois consegue entrar nas células desses patogêneos e seu código genético.
Explicação:
O conhecimento do átomo, como todo conhecimento científico, surge da curiosidade do homem em compreender o que o rodeia em sua natureza e em seu funcionamento.
Os modelos atômicos foram a base para a compreensão da estrutura dos elementos que compõem o mundo (matéria), contribuindo para o desenvolvimento de diversas teorias e conceitos, como a electricidade, ajudando na evolução da sociedade.
A ciência na medicina salva vidas, melhora a saúde e, em muitos casos, contribui para uma saúde sustentável.
A ciência permitiu conhecer a teoria por trás de cada doença, mas também conhecer suas causas; o que acontece dentro do corpo, o que fazer para preveni-la, o que fazer para detectá-la, que plano de ação executar quando a doença for detectada e muito mais.
No caso do COVID-19, os avanços da ciência na medicina têm contribuído muito para o aprimoramento e evolução dos diferentes tratamentos, procedimentos médicos que se realizam nos pacientes e a criação de possíveis vacinas para combater o vírus.