Desde os primórdios, existe a crença em uma força superior, divina, que rege os destinos do universo. Essa crença, produto da fé e da transcendência, permitiu ao ser humano explicar e organizar uma realidade muitas vezes ameaçadora e perigosa. Por exemplo: quando perdemos um ente querido, a ciência não pode nos consolar, mas as matrizes explicativas religiosas nos trazem conforto e nos ajudam a suportar melhor a perda. A maioria de nós já se sentiu ligada, de alguma forma, a essa força divina que, em cada religião, assume uma manifestação específica. APPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia científica. – São Paulo, SP: Cengage, 2016. Considerando os Tipos de Conhecimento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O conhecimento religioso, em seu sentido mais amplo, refere-se a qualquer conhecimento que possa ser questionado ou testado, adquirindo, portanto, um caráter dogmático. PORQUE II. O dogma é uma afirmação que não pode ser contestada e acaba se constituindo na base da maioria das religiões. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
respondido por:
2
A resposta II é a correta.
as religiões não seguem um método bem definido para adquirir conhecimento sobre o funcionamento do mundo. Elas se baseiam em crenças; já a ciência, possui um método bem definido, onde todas as afirmações precisam ser testadas, empiricamente comprovadas.
O problema é que, seguindo apenas afirmações empiricamente comprovadas, nós não somos capazes de oferecer respostas a questões como "qual é o sentido da vida?" ou "matar pessoas é errado?" Precisamos de religiões, como o Teocentrismo, o Humanismo, o Dataísmo, etc, para responder esse tipo de questão.
https://www.youtube.com/watch?v=gMfiZms2WHA&t=688s
eunicerabelo95:
E a segunda alternativa a correta?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás