Se antes, na estrutura oligárquica, as necessidades de instrução não eram sentidas, nem pela população nem pelos poderes constituídos (pelo menos em termos de propósitos reais), a nova situação implantada na década de 30 veio modificar profundamente o quadro das aspirações sociais, em matéria de educação, e, em função disso, a ação do próprio Estado. A emergência de novas exigências educacionais a partir da década de 1930 no Brasil está intimamente ligada a (ao) A) menor dependência do mercado externo. B) mudanças estruturais na sociedade brasileira. C) fortalecimento do capitalismo industrial. D) crescimento do modelo agrário-exportador.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Pelo texto que li, tudo indica que seja a (B) .
Explicação:
A criação do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública em 1930; a Constituição de 1934 estabelecendo a necessidade de um Plano Nacional de Educação, como também a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar, e as Reformas Educacionais nos anos de 1930 e 40 demonstram que, nessas décadas, houve mudanças formais e substanciais na educação escolar do país.
Essas questões não podem ser destacadas do processo de desenvolvimento do modelo industrial, como também da demanda por educação.
leonardobianconicar:
moçaaaa
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás