2. Baruch Spinoza nasceu em Amsterdã em 1632, filho de imigrantes judeus de origem hispano-portuguesa. Por ser considerado um livre pensador e crítico do pensamento religioso da sua época, no dia 27 de julho de 1656, os anciãos judaicos de Amsterdã proferiram uma condenação a ele. Spinoza escreveu a sua principal obra, Ética, demonstrada segundo o método geométrico, publicada após a sua morte. Esta que revela sua concepção de sistema filosófico, bem como seu uso do método geométrico para demonstração das verdades que buscava.
Considerando as ideias de Spinoza, marque a resposta que define sua concepção de substância: *
a)O Deus é um Deus pessoal, religioso e um princípio metafísico.
b)Spinoza era considerado um panteísta.
c)Deus não está fora nem dentro do universo, ele é o próprio universo.
d)O livre-arbítrio existe, uma vez que Deus se identifica com a natureza universal, sendo assim, tudo o que há é necessário
Respostas
Resposta:
A) III; IV INCORRETA
B) II INCORRETA
C) I; III INCORRETA
D) I; II INCORRETA
E) IV CORRETA
Explicação:
Spinoza, filósofo racionalista moderno, acredita que tudo é Deus e nós somos atributos Dele e da Natureza (D).
Para Baruch Spinoza, filósofo moderno, a concepção de Natureza, Deus, ou "atributos" leva o homem a conhecer e a desfrutar da sua liberdade, que é um modo de Deus.
Segundo o filósofo holandês, tudo é Deus. Portanto, acredita-se em um panteísmo. Spinoza concebe que Deus é onipresente, imanente e governa tudo, sendo o homem a sua ramificação. Assim, para que haja liberdade, o homem deve agir conforme a Natureza e a Deus, senão ele estaria no estado de servidão.
A liberdade do homem é necessária e instituída pela Natureza. Logo, não há liberdade sem a existência dos atributos divinos e a liberdade é determinada, moldada e concebida através das vontades de Deus.
Link: brainly.com.br/tarefa/31796880