Respostas
Resposta:
4-etil-3-metil-pentan-2-ona
Explicação:
A nomenclatura para compostos orgânicos devem seguir as seguintes etapas:
1-definição da cadeia principal - A cadeia principal deve conter:
1a - o grupo funcional que define a função orgânica da molécula
1b- todas as insaturações (ligações duplas e triplas ) entre carbonos.
1c-O maior número de carbonos possíveis que preencham os dois requisitos anteriores.
2-contagem da cadeia principal- A contagem deve obedecer as seguintes regras:
2a- Devem prioritariamente dar o menor número ao carbono ligado ao grupo funcional.
2b-A segunda prioridade é dar o menor número aos carbonos com insaturações
2c- A terceira prioridade é dar o menor número aos carbonos ligados a radicais.
3- Definir radicais -Todos o carbonos e cadeias carbônicas que estejam fora da cadeia principal e ligados a ela são radicais
Definido a cadeia principal , a contagem de seus carbonos e identificado os radicais podemos formar o nome do composto. esta tarefa se assemelha ao de traduzir uma língua. Traduziremos as características da molécula para a língua do "quimiquês", por assim dizer. Vamos o fluxograma:
tem radical?
Sim não
iniciar nome com os radicais dar o nome a cadeia principal
prefixo+ sufixo "il" prefixo + infixo + sufixo
Xiiii!!!! complicou!!! . Nem tanto . Vai ficar mais fácil no passo a passo onde vamos utilizar a própria molécula do exercício como exemplo:
1-definição da cadeia principal -A cadeia principal desta molécula é composta pelos 6 carbonos dispostos na forma de um "L" deitado conforme pus no anexo.
2-contagem da cadeia principal- Será feita da direita para esquerda para dar o menor número ao carbono ligado ao grupo funcional que no caso é uma carbonila ou seja um carbono ligado a um oxigênio por uma dupla ligação . Como as outras duas ligações deste carbono é com outros dois carbonos da cadeia principal temos um grupo funcional característico da cetona.
3- Definir radicais- Temos dois radicais metil ligados ao carbono 3 e 4 respectivamente.
Como temos radicais o nome da moléculas começa por eles:
"3,4-" números que indicam os carbonos em que estão ligados os radicais. + "di" - indica que são dois radicais do mesmo tipo + "metil" -identifica um radical formado por um átomo de carbono e três átomos de hidrogênio + "il" sufixo que indica que se trata de um radical
Portanto o nome da molécula começa assim :
3,4-dimetil-
Agora vamos concluir com a nomenclatura da cadeia principal:
"hex" -prefixo que indica o número de carbonos da cadeia principal + "an"-infixo que indica o tipo de ligações entre os carbonos ,O infixo "an" indica que há apenas ligações simples entre os carbonos +" -2-" - número do carbono onde está presente o grupo funcional + "ona" -sufixo que indica a função cetona:
O nome da caia principal fica assim:
hexan-2-ona
Finalmente juntando tudo temos o nome completo da molécula.
3,4-dimetil-hexan-2-ona
Podemos observar que descrevemos em "quimiquês" todas as características da molécula. Para reforçar vamos traduzir do "quimiquês" para o português:
3,4-dimetil - Há dois radicais metil (um carbono ligado a três hidrogênios) ligados ,respectivamente ,aos carbonos 3 e 4 da cadeia principal.
hexan-2-ona-A cadeia principal é formada por 6 carbonos ligados apenas por ligações simples e no carbono 2 há o grupo funcional da função orgânica cetona.
Veja mais detalhes no anexo. Espero que tenha facilitado seu entendimento . Bons estudos.