Respostas
Explicação:
após as alterações atmosféricas em decorrência da liberação de oxigênio pelos organismos autotróficos. ... No período Paleozóico, surgiram as primeiras plantas vasculares, que se desenvolveram a partir dos primeiros grupos vegetais que colonizaram o ambiente terrestre.
De início, sabemos que a vida começou no mar, e a vegetal não seria diferente. Dentre o histórico, datamos que a vida vegetal começa nas Algas Verdes, e através dela temos contínuas evoluções, afim de se adaptar a novos ambientes e a novas formas de reprodução.
Para provar essa evolução, temos tais evidências que os vegetais terrestres partiram das algas verdes:
- Os mesmos tipos de clorofilas (A e B);
- Pigmentos carotenoides;
- Reserva de amido;
- Parede celular de natureza celulósica;
- Semelhança no DNA dos cloroplastos.
Sabemos que as plantas partiram para o meio terrestre devido a falta de sais dissolvidos na água, o que interfere no equilíbrio osmótico do corpo vegetal, e assim, temos a passagem do meio aquático para o terrestre.
E desta forma, vamos a evolução conforme os grupos vegetais:
- Briófitas
Com a presença da retenção embrionária, as briófitas conseguiram passar para o meio terrestre, porém, não possuem vasos condutores, e sua reprodução é pouco desenvolvida, de forma a dependerem da água para a união de gametas.
- Pteridófitas
Conforme a necessidade de se manter em meio terrestre, temos a evolução das pteridófitas que começaram a desenvolver raízes para fixação e absorção no solo, e assim, para atingirem um porte maior, precisavam de um meio rápido de transporte entre o solo e as folhas, e assim, temos os vasos condutores.
- Gimnospermas
As pteridófitas produzem esporos que são divididos em isosporadas e heterosporadas. As heterosporadas evoluíram para dar origem às gimnospermas e às angiospermas.
As gimnospermas produzem sementes pelas seguintes evoluções: aparecimento de heterosporia e endosporia (germinação das estruturas da heterosporia)
- Angiosperma
Como consequências da endosporia, temos o surgimento da polinização que caracteriza a independência da água do meio ambienta para a fecundação e a formação da semente. Assim, temos a formação de flores e frutos nas angiospermas, em que o óvulo da origem à semente e o ovário ao fruto para proteger a semente, característica essa exclusiva das angiospermas.