• Matéria: História
  • Autor: samilisa2005
  • Perguntado 6 anos atrás

após ser eleito Dutra alinou-se a que pais


me ajudem pelo amor de Deus


kiotosuri: explica direito como assim
samilisa2005: após ser eleito Dutra alinha-se a que país
samilisa2005: ??
kiotosuri: ata
kiotosuri: so vou responder se vc me dar coroa dps ose promete q vai me dar so falta mais uma dai eu passo de fase so porfavor me da coroa quando eu responder

Respostas

respondido por: kiotosuri
0

Resposta:

O Governo Dutra foi caracterizado por ter sido o governo que iniciou o período da Quarta República brasileira. Esse período iniciou-se em 1945 e estendeu-se até o golpe militar que aconteceu em 1964. O governo de Dutra foi caracterizado pelo alinhamento do Brasil como aliado incondicional dos EUA na Guerra Fria e pela perseguição aos movimentos trabalhistas e aos comunistas.

Surgimento de novos partidos políticos e as eleições de 1945

No início de 1945, como resposta à pressão política que sofria, Getúlio Vargas realizou o decreto do Ato Adicional. Com isso, Vargas convocou eleições presidenciais para o final de 1945 e estabeleceu as condições para o surgimento de partidos políticos no Brasil – algo que estava proibido desde o início do Estado Novo, em 1937.

A vida política brasileira ao longo da Quarta República iniciou-se a partir dos partidos que foram criados após o Ato Adicional. Ao longo dos 21 anos desse período, os quadros da política brasileira foram ocupados, majoritariamente, por três partidos. É importante pontuar que existiam outros partidos – menores, claro – além dos três principais.

O primeiro grande partido que atuou durante o período da Quarta República foi a União Democrática Nacional (UDN). A UDN surgiu como oposição ao legado político do getulismo, e em sua fundação agrupou um quadro heterogêneo formado por representantes da burguesia comercial e industrial, classes médias urbanas, além de socialistas democratas e dissidentes do comunismo.

No entanto, na medida em que sua postura política consolidou-se, todos os socialistas e dissidentes comunistas abandonaram o partido. A UDN consolidou-se como um partido conservador que evocava um discurso moralista contra a corrupção e que possuía uma forte tendência anticomunista e antigetulista. Ao longo da Quarta República, a UDN esteve no centro das crises políticas, defendendo, muitas vezes, medidas golpistas que iam contra a legalidade constitucional.

Outro partido importante desse período foi o Partido Social Democrático (PSD). Esse partido estruturou-se a partir da burocracia criada por Getúlio Vargas durante o Estado Novo. Foi criado pelos interventores aliados de Vargas e, ao longo da Quarta República, mostrou-se muito eficiente em estruturar uma rede de acordos e favores políticos, o que lhe permitiu eleger grande quantidade de políticos, tornando-se o maior partido desse período.

O terceiro grande partido desse período foi o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O PTB foi criado pelo próprio Getúlio Vargas para manter sua política de aproximação com os trabalhadores urbanos e as lideranças sindicais. Vargas aproveitou-se do movimento espontâneo do Queremismo para engrossar as fileiras de seu partido. Ao longo da Quarta República, o PTB alinhou-se com uma política democrática mais à esquerda.

Outros partidos menores desse período eram: o Partido Social Progressista (PSP), encabeçado por Ademar de Barros – um influente político paulista da época; o Partido Democrata Cristão, que representava a centro-direita; e, por fim, um partido que atuou como quarta força da política brasileira entre 1945 e 1947: o Partido Comunista do Brasil.

Com a aproximação das eleições, os candidatos à presidência foram postulando-se. Concorreram na eleição de 1945 os seguintes candidatos:

General Eurico Gaspar Dutra (PSD/PTB)

Brigadeiro Eduardo Gomes (UDN)

Iedo Fiúza (PCB)

Durante a campanha eleitoral, a candidatura de Eduardo Gomes parecia ser a favorita e a mais consistente. Havia um forte desânimo instalado no PSD e PTB sobre as possibilidades de vitória, mas um deslize cometido por Eduardo Gomes destruiu sua candidatura e reforçou o apoio dos trabalhadores à candidatura de Eurico Gaspar Dutra.

O deslize cometido por Eduardo Gomes ocorreu aproximadamente um mês antes das eleições durante um discurso no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. Nesse discurso, Eduardo Gomes afirmou que não precisava dos votos dos getulistas e referiu-se aos defensores de Getúlio Vargas como “uma malta de desocupados”|1|.

A fala de Eduardo Gomes foi distorcida pelos queremistas, que passaram a afirmar que ele não queria o voto dos marmiteiros. A expressão marmiteiro era utilizada na época em referência ao trabalhador urbano pobre. A repercussão foi extremamente negativa, e os trabalhadores mobilizaram-se para boicotar a candidatura do udenista.

Somado a isso, o apoio de Vargas à candidatura de Eurico Gaspar Dutra no dia 28 de novembro de 1945 – às vésperas das eleições – deu mais força ainda para o candidato do PSD. O resultado foi uma vitória folgada de Eurico Gaspar Dutra, que recebeu 55% dos votos do eleitorado contra 35% de Eduardo Gomes e 10% de Iedo Fiúza

Explicação:

respondido por: vfffffnhghthyy
0

Resposta

nos estados unidos

Perguntas similares