Escreva uma historia que conte sobre a infancia de uma criança e sua relação com a natureza
ME AJUDEM POR FAVOR TO SEM IDEIAS
Respostas
Resposta:
em um passado não muito distante, o quintal de casa era um mundo repleto de possibilidades para as crianças. A geração atual de pais e mães, em sua maioria, teve a oportunidade de correr livremente pelo pátio durante a infância, explorar os espaços externos, brincar com areia, barro, água e grama, subir em árvores e andar de bicicleta pelo bairro. Você já pensou em quantas habilidades foram desenvolvidas e quantos lições de vida aprendeu nesses momentos? E o que nossos filhos estão perdendo por não vivenciarem essas experiências no dia a dia?
A conexão com a natureza traz muitos benefícios para a saúde e colabora para o desenvolvimento integral da criança: intelectual, emocional, social e físico. Pesquisas mostram ainda que esse contato pode reduzir significativamente os sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, do estresse e até a ocorrência de condições como miopia e obesidade infantil.
“Crianças que brincam ao ar livre são mais saudáveis, ativas, criativas, autônomas e felizes. Também se tornam mais dispostas a assumir riscos, podendo se tornar adultos mais resilientes”, destaca a educadora física Verônica Meira, professora da Escola Sesc Palhoça. Segundo a profissional, a interação com a natureza possibilita à criança explorar e descobrir muito mais o mundo a sua volta, de diferentes formas e com mais qualidade de vida, contribuindo para a construção da sua identidade e autoconhecimento.
“Essa vivência estimula o potencial humano e criativo, pois a criança passa a se reconhecer como parte desses espaços naturais, constituindo elos de afetividade. Em contrapartida, o distanciamento da natureza pode limitar sua atuação no mundo, pois deixa de desenvolver habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento”, observa Verônica.
O que vemos hoje, principalmente em capitais e grandes centros urbanos, é uma infância sem liberdade, em que as crianças vivem rodeadas de prédios, carros, asfalto, restritas a playgrounds de condomínios e que preferem jogos online e videogame às atividades ao ar livre. Com as diversas opções tecnológicas de lazer e a redução de áreas verdes nas cidades, o distanciamento das crianças da natureza se torna uma realidade cada vez mais preocupante.
Para o bem-estar de nossos filhos precisamos recuperar as brincadeiras infantis nas ruas e estimular o contato deles com a natureza. “Levar as crianças para realizar atividades em espaços abertos é uma maneira de oferecer a elas diferentes formas de interagir com o próprio corpo, com a família e com o ambiente ao redor. As brincadeiras ao ar livre ajudam a gastar energia e estimulam os sentidos humanos, pois a criança aprende a reconhecer diferentes texturas, cheiros e sensações. Também oportunizam momentos de interação com a família, amigos e outros a sua volta, favorecendo as relações sociais”, salienta Veronica