• Matéria: ENEM
  • Autor: sid19fonseca
  • Perguntado 6 anos atrás

De acordo com Zabatiero (2016), na Escritura judaica, a palavra Messias praticamente não é usada ainda como substantivo, mas como adjetivo e a ideia messiânica é mais tipicamente parte da tradição judaica pós-bíblica no período do Segundo Templo. Leia as afirmativas a seguir e assinale a afirmativa correta que resume a noção básica de Messias na Escritura e na tradição judaica: Alternativas Alternativa 1: A noção básica do termo Messias na Escritura e na tradição judaica é a de que Jesus é o Senhor. Esse reconhecimento universal será mais um testemunho do Senhorio do Messias Jesus, que sendo Deus, esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a natureza humana e a condição de escravo, obediente até a morte e morte de cruz. Alternativa 2: A noção básica presente no termo Messias na Escritura e na tradição judaica está ligada ao exercício de uma função, divinamente apontada, e que essa função é, primariamente, a do rei - guerrear as guerras de libertação de seu povo, em nome de Deus. Alternativa 3: A noção básica presente no termo Messias, na Escritura e na tradição judaica, está ligada ao exercício de uma função, divinamente apontada e que essa função é, primariamente, a do sacerdote - oferecer sacrifícios pelo povo, em nome de Deus. Alternativa 4: A noção básica presente no termo Messias, na Escritura e na tradição judaica, está ligada ao exercício de uma função, divinamente apontada e que essa função é, primariamente, a do profeta - oferecer sacrifícios pelo povo, em nome de Deus. Alternativa 5: O Messias é Senhor, o único Senhor sobre céus e terra.

Respostas

respondido por: vchinchilla22
6

Alternativa Correta: 2) A noção básica presente no termo Messias na Escritura e na tradição judaica está ligada ao exercício de uma função, divinamente apontada, e que essa função é, primariamente, a do rei - guerrear as guerras de libertação de seu povo, em nome de Deus.

No caso da tradição e escritos judaicos não canônicos,a ideia do Messias como um libertador de Israel torna-se proeminente, é um futuro redentor, um  indivíduo comissionado divinamente que desempenha um papel na  realização da salvação esperada.

A noção de Messias, no Novo Testamento, possui uma variedade de nuanças,  assim como no caso do Judaísmo, para os quais significa salvador descendente de Davi. Assim o significado do termo Messias,  faz referência a um futuro salvador ou redentor.

No Novo Testamento da Bíblia, Jesus é chamado de Cristo, que é o equivalente grego de Messias, que significa o profeta ungido, sacerdote, rei e libertador.

respondido por: cleitonchaves81
0

Resposta:

Alternativa II; AT,NT,NT,AT,AT

Explicação:

Paginas 111 a 117 do livro Teologia Bíblica Unicesumar

Perguntas similares