Apenas no ano de 2004, o Pampa foi reconhecido oficialmente como bioma pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e, também, pelo MMA – Ministério do Meio Ambiente. No entanto, apesar de ser um bioma recente, o Pampa já sofre com o problema da devastação ambiental e perdeu 54% de sua área original. A destruição intensa da biodiversidade da região tem, apenas, um culpado: o desmatamento, que é praticado no bioma para possibilitar a realização de atividades agropecuárias. Entre as mais comuns estão a produção de papel e arroz e a pecuária intensiva, que acontecem, principalmente, na cidade de Alegrete, segundo levantamento feio pelo Ibama. Identifique duas características que favoreceram o desenvolvimento da pecuária nessa região.
yuricarneirocosta13:
^^ nada skkakaka
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Um dos fatores que favorecem essa atividade econômica são as condições naturais (clima, relevo, vegetação, água) da região.
A criação de gado é geralmente desenvolvida de maneira extensiva. No Pantanal, a pecuária é a principal fonte econômica, a região oferece pastagens naturais, além das águas salobras oriundas de lagos que se encontram nas áreas mais elevadas. É justamente para esses locais que o rebanho é levado no período chuvoso. No período entre janeiro e junho, o pantanal se torna uma enorme planície alagada.
A criação de gado de corte é a de maior destaque, embora haja bacias leiteiras nos Estados que compõem a região. A produção de carne, além de abastecer o mercado local, supre o mercado consumidor da região S
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás