O chamado método dialético socrático consiste em um processo dialógico de condução do pensamento, marcado por forte carga crítica, que tem como finalidade alcançar o conhecimento autêntico. Para tanto, o filósofo indagava guerreiros, juízes, sacerdotes e a elite intelectual ateniense sobre assuntos que eles supunham ser mestres e, por meio de seu método, mostrava-lhes que eram incapazes de atingir a essência daquilo que julgavam conhecer. O método consiste em ironia e maiêutica. Sobre o método, qual era a função da ironia? Comente ( ) Ridicularizar seus interlocutores
( ) Aprender com seus interlocutores
( ) Mostrar que é um gênio
( ) Impedir que seus interlocutores tenham acesso à verdade
( ) Purificar as ideias de seus interlocutores
Respostas
A função da ironia no método dialético socrático:
( X ) Purificar as ideias de seus interlocutores
A ironia Socrática é parte importante do método socrático de busca da verdade, quando uma pergunta, se mostra eficaz para que o interlocutor perceba a insuficiência da resposta dada, por se apresentar sob o termo doxa, isto é, uma mera opinião, fruto de uma concepção superficial das coisas.
Sócrates colocava-se na posição de observador crítico, uma vez que a pergunta fazia parte de toda a sua dialética, com a intenção de obter uma resposta com resolução simples e comum ao senso.
Entretanto, suas perguntas provocavam os sentidos e incitavam questionamentos que se apresentavam conforme a subjetividade dos envolvidos no diálogo, na busca do verdadeiro conceito investigado.
Bons estudos!