Respostas
respondido por:
0
Resposta:
- 1= Semântica é o estudo do significado. Incide sobre a relação entre significantes, tais como palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação. A semântica linguística estuda o significado usado por seres humanos para se expressar através da linguagem
- 2= Significante é um adjectivo que se refere a algo que significa. O verbo “significar”, por sua vez, pode estar relacionado com uma coisa que é representativa ou indicativa de outra diferente ou com a frase que é expressão ou signo de uma ideia ou de algo material. Significar, por outro lado, é manifestar algo.
- Significado=Em lingüística, significado é a informação ou conceitos que um remetente pretende transmitir, ou transmite, na comunicação com um receptor
- 3= Conotação: Sentido mais geral que se pode atribuir a um termo abstrato, além da significação própria. Sentido figurado, metafórico.
- Denotação: Significado de uma palavra ou expressão mais próximo do seu sentido literal. Sentido real, denotativo.
- Exemplos=Ele comeu bola na prova de matemática. (sentido conotativo)
- Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. (sentido denotativo)
- 4= Conforme a forma e o significado das palavras, é possível classificá-las como sendo: Antónimos (antônimos): quando são palavras com significado contrário (também oposto ou inverso) umas das outras; Sinónimos (sinônimos): no caso de palavras que têm significados idênticos ou muito semelhantes
- Exemplos=feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho
- 5= A polissemia, ou polissêmica lexical, é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido.
- Exemplos= 1- O compositor escreveu a letra da canção para seu filho. 2- A letra “H” é a oitava em nosso alfabeto. 3- Sua letra é muito bonita!
- 6= Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado. A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação.
- 7= A hiperonímia indica uma relação hierárquica de significado que uma palavra superior estabelece com uma palavra inferior. O hiperônimo é uma palavra hierarquicamente superior porque apresenta um sentido mais abrangente que engloba o sentido do hipônimo, uma palavra hierarquicamente inferior, com sentido mais restrito.
- A hiponímia indica, assim, essa mesma relação hierárquica de significado. Foca-se, no entanto, na perspectiva da palavra hierarquicamente inferior - hipônimo, que, a nível semântico, pode ser incluída numa classe superior que abrange o seu significado - hiperônimo.
- Exemplos= Hiperônimo-Cor Hipônimos-Azul,Verde
Hiperônimo-Fruta Hipônimos-Banana,Maçã
- 8= Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.
- Exemplos= Homônimos: Acender (pôr fogo) / ascender (subir)
- Estrato (camada) / extrato (o que se extrai de)
- Bucho (estômago) / buxo (arbusto)
- Espiar (observar) / expiar (reparar falta mediante cumprimento de pena)
- Tachar (atribuir defeito a) / taxar (fixar taxa)
- Parônimos: Flagrante (evidente) / fragrante (perfumado)
- Mandado (ordem judicial) / mandato (procuração)
- Inflação (alta dos preços) / infração (violação)
- Eminente (elevado) / iminente (prestes a ocorrer)
- Arrear (pôr arreios) / arriar (descer, cair)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás