Respostas
Explicação:
Temas de Redação > Homofobia em questão no Brasil
Enviada em: 11/03/2017
O termo homofobia foi designado na década de 1960 e significa "medo ou terror de iguais". Entende-se por homofobia a discriminação contra indivíduos em função de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Infelizmente, mesmo diante de uma sociedade descrita como civilizada são comuns comportamentos que denunciam o preconceito e a intolerância ainda vigentes atualmente.
Como preceito para o entendimento de tal fato, há a ressalva de que existe no país uma minoria conservadora, porém detentora de meios sociais importantes, tais como igrejas, utilizando estas como instrumentos de prologamento da intolerância às diferenças sociais, vistas e taxadas como "anormais", que instruem ao ódio ao invés de doutrinar de fato o amor ao próximo.
Pode-se observar, diante de atitudes imorais e antiéticas como as explicitadas, consequências desastrosas em níveis nacionais. O Brasil apresenta, segundo a organização Grupo Gay da Bahia, a média de uma morte de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais) a cada 28 horas, podendo apresentar um número ainda maior devido ao elevado índice de notificações não relatadas a polícia. Em um país constitucionalmente assegurado pela liberdade de expressão, torna-se inadmissível que dados tão alarmantes de atentado contra a vida e o respeito ao cidadão exclusivamente por sua diversidade sexual não sejam cotados como crime. Assim como profere Navi Pillay, diretora dos Direitos Humanos da ONU, deve haver a obrigação em concretizar a "punição a violência e o ódio, não ao amor".
Diante do exposto ao longo do que foi dissertado, espera-se esforços para promover a mudança através da ação pública. No ambiente judiciário, é esperado a aprovação de taxação como crime atentados ao gênero resultantes de discriminação e preconceito com projetos como o PLC (projeto de lei complementar) 122, que incluem na lei crimes de ódio por gênero, sexo, orientação sexual ou identidade sexual. Além disso, companhas instrutivas voltadas a promoção da tolerância à diversidade devem ser realizadas em instituições educacionais e as famílias devem discorrer sobre o assunto, em prol de uma sociedade tolerante e que apresente melhor convivência
Resposta:
A homofobia é hierarquização das sexualidades, onde as pessoas tem aversão a outras pelo simples fato de não ter orientação sexual que se enquadra no padrão hétero cis normativo;gerando preconceito e levando na maioria da vez atitude agressiva e violentas .
O nosso país é dos que mais se mata gay no mundo em 2015 uma pesquisa do Grupo Gay da Bahia o GGB aponta que foram 326 LGBTS mortos brutalmente em todo brasil, sendo 52% gays, 37% travestis, 16% lésbica. Além dos ataques violentos que não são feito boletim de ocorrência, isso acontece por sua vez porque temos um estado despreparado para lidar como as diversidade humanas, contribuindo pra violência institucional.
Por outro lado a militância LGBT tem ganhado força, se fortalecedor entre se, tem feito muitas campanhas na tentativa de criar consciência de quando se é agredido ou insultado a justiça tem que ser acionada .A pululação Lgbt é formada seres humanos comuns, com diretos e deveres, por todavia esses diretos ainda são negado. Isso reflexo de uma sociedade desenvolvida como base no patriarcado.
Porém hoje já um um núcleo de na defensoria de salvador, que trabalhar pra a segura os diretos população LGBT . Os gays lesbisca e travetis pode contra como auxilio jurídicos para entrar como processos em casos de violência física, instrucional além garante aparo judicial busca pelo direto de retificação do nome social e do gênero no caso transsexuais.
Por outo lado creio que justiça precisa argui e invisa ,a homofobia precisa se criminaliza, como crime ediôdo. Além da TVS publicas tem que na sua grade programação que contribua pra desconstruir esse preconceitos, e ajude a reeducar, a escola e família tem papel fundamental que aborda o tema ainda na infância contribuindo na construção valores respeito a diversidade humanos,e desse jeito teremos uma sociadede melhor
Esperro ter ajudado