Respostas
Resposta:
Reúso de água é o processo de converter águas residuais em água que pode ser reutilizada para outros propósitos. O reúso pode incluir irrigação de jardins e campos agrícolas e reenchimento de superfícies de água e água subterrânea. A água de reúso também pode ser direcionada para o preenchimento de certas necessidades em residências (por exemplo, descarga), negócios e indústrias, e pode ser até tratada para servir como água potável. Esta última opção é chamada de "reúso potável direto" ou "reúso potável indireto", dependendo da abordagem utilizada. Coloquialmente, a expressão "privada para a torneira" também se refere a reúso potável.
A utilização de água de reúso em lugar de água doce pode ser uma medida de economia de água. Quando a água utilizada é despejada novamente nas fontes naturais de água, ela ainda pode trazer benefícios aos ecossistemas, melhorando o fluxo de água, nutrindo as plantas e recarregando aquíferos, como parte do ciclo hidrológico natural.
Reúso de águas residuais é uma prática antiga na irrigação, especialmente em países áridos. O reúso de águas residuais, como parte de uma gestão de recursos hídricos sustentável, permite que a água continue sendo utilizada nas atividades humanas. Isso pode reduzir a escassez de água e aliviar a pressão sobre os lençóis freáticos e outros corpos naturais de água.
Conseguir mais saneamento sustentável e manejo de águas residuais requer maior ênfase em ações ligadas ao manejo de recursos, como reúso de águas residuais ou reúso de excrementos, que manterão valiosos recursos disponíveis para usos produtivos. Isto favorecerá o bem-estar humano e uma maior sustentabilidade.
Água de reúso é água que é usada mais de uma vez antes que volte para o ciclo natural da água. Avanços na tecnologia de tratamento de águas residuais permitem que comunidades reúsem água para diferentes propósitos. A água é tratada de modo diferente, dependendo da fonte, do uso e do modo como ela é entregue.
Circulando repetidamente através da hidrosfera planetária, toda a água do planeta Terra é água de reúso, mas a expressão "água de reúso" significa, tipicamente, água residual enviada de uma casa ou negócio através de um sistema de esgoto para uma estação de tratamento de águas residuais, onde é tratada até um nível consistente com seu uso pretendido.
A Organização Mundial da Saúde identificou os principais estímulos para o reúso de águas residuaisː
aumento da escassez de água,
aumento populacional e de questões relacionadas à segurança alimentar,
aumento da poluição ambiental devido à disposição inapropriada de águas residuais, e
aumento do reconhecimento do valor como recurso das águas residuais, excrementos humanos e água cinza.
Reciclagem e reúso de água possui crescente importância, não apenas em regiões áridas mas também em ambientes contaminados e cidades.
Os aquíferos subterrâneos que são usados por mais da metade da população mundial atual já estão superexplorados. O reúso continuará a aumentar conforme aumenta a urbanização da humanidade e sua concentração ao longo das linhas costeiras, onde as fontes de água doce são limitadas ou disponíveis apenas com grande despesa de capital. Grandes quantidades de água doce podem ser economizadas através da reciclagem e reúso de águas residuais, reduzindo a poluição ambiental e melhorando o rastro de carbono. O reúso pode ser uma opção alternativa de abastecimento público de água.