Respostas
Resposta:
O jovem brasileiro tem perdido o interesse pelo estudo e deixado a escola devido ao método de ensino repetitivo de hoje. E com as formas de entretenimento muito mais chamativas como por exemplo as novas tecnologias que de certa forma para eles e muito mais atraente, a evasão escolar vai se tornando cada vez mais frequente, até porque o método de ensino atual, foca mais na quantificação de notas do que no aprendizado propriamente dito, isso faz com que grande parte dos jovens perca o interesse pelos estudos por motivos como a não visibilidade de progresso, acabando por considerar o estudo algo não prazeroso e porque não dizer enfadonho.
O que tá muito presente na vida dos brasileiros, são os aparelhos eletrônicos que não são utilizados para fins educacionais devido vários fatores, um deles é a falta de interesse por parte dos profissionais de educação que estão acomodados e não buscam inovar, para assim inserir em suas aulas as novas tecnologias para tornar sua aula mais atrativa e consequentemente atrair a atenção de seus alunos para assim tentar diminuir essa evasão. professores que ficam focados apenas em atividades repetitivas, sem inovações, tornando a atividade exaustiva.
Por outro lado, a evasão escolar não tem base apenas em relação aos problemas escolares, e sim por outros externos, como a gravidez na adolescência e a necessidade de trabalhar. Desse modo, muitos jovens acabam evadindo a escola porque acabam recebendo grandes responsabilidades que não condizem com suas respectivas idades. Assim, largam a escola para começarem a trabalhar, justamente por precisarem auxiliar na renda familiar. Dessa maneira, a evasão escolar em ambos exemplos prejudica o futuro desses jovens, principalmente em termos salariais.
Nossos jovens precisam ter consciência de que Pessoas mais escolarizadas se dão melhor no mercado de trabalho, envolvem-se menos com crime,ou seja, melhoram sua qualidade de vida, desenvolvem famílias mais estáveis e planejadas. A comparação simples de indicadores entre pessoas com e sem ensino médio mistura o efeito da escolaridade com o de outros traços. Jovens que deixam a escola estão expostos a vulnerabilidades que influenciam a decisão de parar de estudar.
Então, para reduzirmos esse problema tão impactante em nossa sociedade, faz-se necessária a mediação por meio do Estado e por meio do Ministério da Educação, que em parceria devem instituir novos programas escolares para que os alunos tenham uma maior interdisciplinaridade, cujo intuito seja o de instigar os jovens ao estudo para que vejam o quanto a falta deste estudo pode comprometer o seu futuro, e porque não ser oferecido cursos nas novas tecnologias para que os profissionais de educação possam fazer uso de novas técnicas para transpassar o conhecimento, tornando suas aulas mais atrativas e prazerosas.
Explicação: Esse tema é interessante e precisa cada vez mais ser discutido nas escolas. e tanto os pais quanto a escola precisam unir forças para tentar juntamente com o ministério da educação buscar meios para diminuir a evasão escolar.
A evasão escolar na educação básica brasileira gera custos tanto individuais quanto coletivos. Nesse sentido, uma consequência individual seria a piora na qualidade de vida desses indivíduos, que ficam mais vulneráveis ao crime, tem menos oportunidades de trabalho, etc. Já uma consequência coletiva seria o aumento nos gastos para combater o crime e a redução de investimentos de grandes empresas em nosso país, visto que a evasão escolar contribui para a não-existência de mão-de-obra qualificada.
O custo individual se dá a medida em que a evasão escolar influencia diretamente na vida e no futuro dos indivíduos pois os deixa mais vulneráveis e os afasta dos assuntos públicos. Isso ocorre pois a educação gera melhores condições de vida, aumentando as oportunidades do indivíduo no mercado de trabalho e o afastando do crime, gerando famílias mais estáveis, planejadas e engajadas nos assuntos públicos que interferem diretamente sobre suas vidas.
O custo coletivo se dá a medida em que a evasão escolar aproxima indivíduos do crime, causando um mal-estar social e fazendo com que seja necessário maiores investimentos com o combate ao mesmo. Além disso, indivíduos menos qualificados são menos produtivos e não atraem investimentos de grandes empresas, trazendo consequências para toda a sociedade. De acordo com o INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) o Brasil perde anualmente mais de R$124 bilhões com a evasão escolar.
Aprenda mais sobre a evasão escolar em tempos de pandemia:
https://brainly.com.br/tarefa/36471371