• Matéria: Saúde
  • Autor: eduardo007465
  • Perguntado 6 anos atrás

- Quando o profissional adquiri um aparelho eletrônico para ser utilizado nos procedimentos com seus clientes, o mesmo vem na caixa desmontado, ao passo que o responsável por encaixar suas partes e operar suas funções é o próprio profissional. Portanto, devemos chamar a atenção para esse ponto, visto ser uma informação que pode impactar de maneira significativa na utilização do recurso elétrico. Sendo assim, como parte do conhecimento do método de uso e aplicação da técnica, você aluno, deverá descrever detalhadamente sobre os componentes da imagem do equipamento de 1 até 4, da figura apresentada abaixo: 1- Equipamento 2- Cabos conectores: 3- Eletrodos condutores: 4- Gel condutor:

Respostas

respondido por: daiasantos79
6

Resposta:

1- Equipamento: O elemento 1 é o aparelho local em que estão armazenados os componentes eletrônicos, resistores, transdutores que produziram a energia do aparelho.

O aparelho é a carcaça dos componentes eletrônicos: cada equipamento possui seu design, estrutura e tamanho. Alguns equipamentos são grandes e ocupam espaço físico no ambiente da clínica, outros são pequenos e portáteis, garantindo um transporte mais fácil, para um atendimento domiciliar. Dependendo do aparelho e da energia produzida, o tamanho da carcaça externa não quer dizer nada, precisa-se analisar seus componentes e as características físicas da energia produzida por ele.

2- Cabos conectores: O elemento 2 corresponde aos cabos condutores que, como o próprio nome já indica a sua função, conduzirão a energia do aparelho para o eletrodo que estará em contato com a pele.  

O cabo condutor se conecta ao aparelho e se direciona o cliente até o eletrodo. Encontramos cabos condutores com cores diferenciadas (vermelho e preto; azul e cinza) que são usados mais em aparelhos que emitem correntes polarizadas e cabos coloridos de mesma cor, que são utilizados em aparelhos que emitem correntes despolarizadas. Além disso, podemos classificar os cabos condutores conforme a forma de aplicação dos eletrodos (monopolar ou bipolar): o monopolar usamos somente um cabo condutor e o bipolar utilizamos dois cabos condutores para fechar o campo elétrico  

3- Eletrodos condutores: O elemento 3 são os eletrodos que estarão em contato com a pele e serão responsáveis por transmitir a energia para o tecido biológico.  

Os eletrodos são os elementos que transmitem por contato a energia produzida pelos equipamentos para o tecido biológico. Para sua utilização, em alguns casos, é necessário a utilização de um produto ou líquido para criar uma interface entre o aparelho e a pele. Pode-se encontrar eletrodo de metal (melhores condutores, porém os que oferecem maior risco de queimadura), de borracha carbonada, de silicone, de vidro e os autoadesivos. A escolha do tipo de eletrodo depende da energia que utilizaremos no equipamento. Na prática clínica, os de borracha carbonada e silicone são os eletrodos de maior durabilidade; são maleáveis e se adaptam aos contornos corporais. Quanto maior a distância entre os eletrodos, menor a intensidade da energia. Nas correntes polarizadas, não podemos utilizar os eletrodos autoadesivos e haverá efeitos abaixo dos eletrodos posicionados na pele.

4- Gel condutor:  O elemento 4, porém, é o gel condutor.

Com base nos valores de resistência elétrica dos géis, pôde-se constatar que todos são eficientes na transmissão da corrente elétrica, podendo ser utilizado como uma interface. Por sua vez, pensando no cabo conector, ele é um cabo único e preto que conecta o aparelho à fonte de energia, gerando a voltagem e iniciando o movimento elétrico no aparelho  

Explicação: pag. 18 e 19

Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica

UNICESUMAR

Perguntas similares