Ao observarmos os riscos de extinção que ameaçam os dialetos de grupos étnicos minoritários anteriormente, fica evidente que na atualidade ainda há vestígios da antiga dicotomia positivista que separa a chamada “alta” cultura da “baixa” cultura. Essa visão perpassou diversas áreas da ciência, como a antropologia, servindo como subterfúgio para práticas discriminatórias contra as tradições culturais minoritárias (não pertencentes à cultura hegemônica). Desse modo, dentro dessa visão reducionista de cultura, a sociedade poderia ser dividida em dois grupos: o culto e o inculto. Em meados do século XX, essa visão passa a ser substancialmente contestada pelos Estudos Culturais. Os teóricos filiados a essa perspectiva entendem que não há argumentos plausíveis para se diferenciar a cultura hegemônica das manifestações culturais das minorias, senão aqueles forjados dentro da lógica elitista instituída nas relações de poder. Os Estudos Culturais analisam que, na atualidade, a cultura hegemônica, a alta cultura, vem sendo suplantada pela chamada cultura de massa, fruto da globalização e, assim, tradicionais manifestações culturais têm perdido seu status quo junto à sociedade em meio à miríade de novos costumes surgida, bem como pela flexibilização da noção do que é a cultura. OLIVEIRA, N. Multiletramentos: as práticas sociais de leitura e escrita. Maringá: UniCesumar, 2017. Partindo das informações apresentadas, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso. I. A divisão observada ao longo da história entre alta e baixa cultura pode ser vista como uma manobra que busca minimizar o valor de tradições culturais minoritárias. II. Os Estudos Culturais defendem que não há motivos concretos que possam alçar uma cultura como superior a dos demais grupos. III. A cultura hegemônica, elitizada, ganha cada vez mais força no contexto atual por conta da globalização. IV. A divisão entre alta e baixa cultura é justificada pela baixa contribuição cultural que as tradições minoritárias oferecem ao mundo. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente Alternativas Alternativa 1: F, V, F, V. Alternativa 2: V, F, F, V. Alternativa 3: V, V, F, V. Alternativa 4: F, F, V, V. Alternativa 5: V, V, F, F.
Respostas
Resposta:
Bom, eu coloquei VVFF
Explicação:
na alternativa diz III. A cultura hegemônica, elitizada, ganha cada vez mais força no contexto atual por conta da globalização. No corpo do texto diz que a cultura hegemônica, a alta cultura, vem sendo suplantada pela chamada cultura de massa, fruto da globalização, isso colocaria essa alternativa como falsa (suplantada é sinonimo de substituida)
Na alternativa IV nada apresenta a justificativa entre essa divisão.
Alternativa correta.
Alternativa 5: V, V, F, F.
O texto aponta considerações importantes em relação aos conceitos de baixa e alta cultura, demonstrando o aparente preconceito estrutural construído ao longo da história, em relação aos grupos minoritários.
Diante disso, a própria definição de Alta e Baixa Culturas representavam formas de menosprezar a cultura dos povos minoritários, como uma forma de aparente superioridade.