Respostas
Resposta:
Fenômenos ópticos são eventos observáveis a olho nu resultantes da interação da luz com a matéria. Entre os principais fenômenos ópticos, podemos destacar a reflexão, a refração, a absorção, a dispersão e a interferência da luz. Diversos fatos naturais relacionados à luz são decorrentes desses fenômenos.
Reflexão da luz
A reflexão da luz é responsável por conseguirmos enxergar a maior parte dos objetos ao nosso redor. A maioria desses corpos são fontes secundárias de luz, também chamados de corpos iluminados, ou seja, não produzem sua própria luz, apenas refletem os raios luminosos que chegam até eles.
Quando incide sobre uma superfície de relevo acidentado ou áspero, a luz sofre reflexão difusa, mesmo que microscopicamente. Durante esse fenômeno, os ângulos de incidência e de reflexão são diferentes, por isso, não conseguimos enxergar imagens refletidas nessas superfícies.
Quando uma superfície é suficientemente lisa ou polida, é possível que ela reflita a luz de maneira regular, isto é, com os ângulos de incidência e de reflexão iguais. Esse tipo de reflexão permite enxergarmos imagens refletidas, como quando olhamos para um espelho ou para uma bandeja de prata polida.
Quando a luz sofre reflexão em uma superfície plana e sem qualquer curvatura, as imagens formadas são chamadas de imagens virtuais, as quais são formadas “atrás” da superfície por meio do cruzamento dos prolongamentos dos raios de luz.
Se a luz for refletida regularmente por uma superfície côncava, a imagem será projetada na frente dessa superfície e receberá o nome de imagem real.
Veja também: Aprenda a diferença entre imagens reais e virtuais
Refração da luz
A refração ocorre quando a luz é transmitida através da interface de dois meios transparentes, como o ar e a água. Nesse processo, a luz sofre uma mudança em sua velocidade de propagação, podendo ficar mais rápida ou mais lenta, dependendo do índice de refração do meio em que adentra.
O índice de refração é uma grandeza adimensional e é dada pela razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio.
Veja também: Você sabe qual é a velocidade da luz?
Além disso, a velocidade da luz em qualquer meio físico depende de sua frequência, por isso, cada cor propaga-se com velocidade levemente diferente. Em virtude disso, ao passar por um prisma, a luz dispersa-se nas cores do arco-íris, conhecidas como espectro visível. O fenômeno em que a luz branca separa-se nas diferentes cores visíveis é chamado de dispersão da luz.
Absorção da luz
Certos pigmentos, como as tintas azuis, vermelhas, verdes, assim como outros elementos, são capazes de absorver determinadas frequências de luz. A presença de alguns tipos de átomos muda a tonalidade de uma substância em virtude das frequências de luz que esses átomos são capazes de absorver.
Corpos brancos têm a capacidade de refletir igualmente todas as frequências de luz visível incidentes sobre eles. Já os corpos negros tendem a absorver todas as cores da luz visível. Uma camiseta vermelha, por exemplo, apresenta-se na cor vermelha quando iluminada por fontes de luz branca, as quais, naturalmente, emitem todas as cores do espectro visível. Nessa situação, essa camiseta será capaz de absorver parcialmente a luz branca que a ilumina: absorverá o azul, o amarelo, o verde, porém será incapaz de absorver o vermelho, refletindo-o.
Em um ambiente completamente escuro, no entanto, a camiseta vermelha não será visível, uma vez que ela não emite sua própria luz, apenas reflete-a. Se iluminada por uma lâmpada azul monocromática, por exemplo, essa camiseta será vista da cor preta, uma vez que irá absorver a cor azul.
Veja também: Por que o céu é azul?
Fenômenos ópticos naturais
Os fenômenos ópticos naturais ocorrem em virtude da interação da luz com a atmosfera terrestre, com as nuvens, bem como com partículas de gelo e de poeira. Quando interage com esses diferentes meios, a luz pode sofrer reflexão, refração, dispersão e interferência, produzindo efeitos muito bonitos e curiosos, como os que serão mostrados adiante.
Aurora boreal
A aurora boreal é um fenômeno luminoso que ocorre quando as partículas emitidas pelo Sol, chamadas de vento solar, adentram as regiões atmosféricas polares, que apresentam campos magnéticos mais concentrados, com altas intensidades. Essas partículas são eletricamente carregadas, por isso, ao adentrarem os polos, sofrem deflexões, emitindo luzes verdes e azuladas nesse processo.
Explicação: