Durante o século XIX, acreditava-se que o documento escrito falava por si. Por isso, ele era a principal referência da historiografia. Segundo essa percepção, cabia ao historiador apenas compilar e organizar os documentos significativos e ao professor de história cabia o papel de apenas transmitir os fatos aos alunos. Contudo, esta vertente foi questionada e sabemos que a História sofreu mudanças tanto no trato documental quanto na prática pedagógica. Acerca desse tema, considere as asserções que seguem: I. Entre as mudanças que ocorreram na história tradicional, podemos destacar a ampliação da função do historiador e do professor de História, cabendo ao primeiro a construção do conhecimento histórico e ao segundo a articulação desse conhecimento com reflexões acerca dos conteúdos abordados em sala de aula. Porque II. Na História tradicional, priorizavam-se as fontes informais como filmes, músicas, artigos de revistas, bem como relatos orais, entre outros, e os temas de seu interesse foram ampliados considerando toda ação humana digna de estudo. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
respondido por:
0
Olá,
I. Verdadeiro. Atualmente o historiador e o professor de história não é um simples leitor da história, mas também um intérprete que reflete sobre a mesma e traz para o debate e reflexão junto aos seus alunos e leitores. Antigamente o papel do historiador era reunir e compilar textos históricos.
II. Falso. Na história tradicional não eram utilizados filmes e revistas como fontes, e sim escritos antigos, tal como os romances de cavalaria, a tradição oral, as anedotas e outras formas de transmissão.
É correta a Alternativa 3.
magdasantoslindasap:
qual a página do livro
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás