URGENTE, POR FAVOR
1- Sintetize o pensamento de Friedrich Nietzsche, evidenciando sua importância para a filosofia.
2- O que é para Friedrich Nietzsche a genealogia da moral, qual a sua relevância?
3- De acordo com a teoria de Friedrich Nietzsche o que significa o estado de Niilismo?
4- Quais as principais diferenças entre Apolo e Dionísio apontado de Nietzsche?
5- Cite 3 das principais obra de Nietzsche.
Respostas
Explicação:
1- É inegável a influência que a obra de Nietzsche exerceu na filosofia de Deleuze. Inaugurando, de certo modo, um novo estilo de pensamento na cultura do Ocidente, Nietzsche conferiu novas interpretações a certos conceitos filosóficos considerados imutáveis e eternos, como os conceitos de verdade, de essência e de força. Utilizando-se da tipologia de forças nietzschianas, Deleuze nos mostra como o saber do Ocidente se funda em um pensamento que o filósofo francês denominará de representacional, em oposição a um pensamento da diferença, elucidando como estas duas formas de conhecer se correlacionam a tipos distintos de forças. Assim, o conceito de força cunhado por Nietzsche permitirá a Deleuze não somente traçar uma crítica ao saber ocidental – predominantemente representacional, como também desenvolver sua própria filosofia da diferença, profundamente influenciada pela crítica e pelo perspectivismo nietzschianos.
2-Na construção de seu pensamento filosófico, Nietzsche tem como objetivo precípuo questionar o valor dos valores. Para tal, o filósofo discutia sobre a validade da tradição grecomedieval, remontando às suas origens, visando fundamentar a crítica por ele elaborada em relação à moral vigente. A esse respeito, Nietzsche defende que a tradição que se consolidou,permeando toda a história da humanidade ocidental, caracteriza-se pela desvalorização da vida presente em nome de ideais póstumos que acabam por nos afastar do nosso “eu” real.Este trabalho procura demonstrar como sua análise crítica da moral ocidental é válida e possibilita, por meio do ato genealógico, uma mudança na concepção do que é o homem e,
com isso, uma nova valoração da vida.
3- O niilismo do latim nihil (nada), é uma corrente filosófica que, em princípio, concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido. ... Estudando o pensamento filosófico de Nietzsche, encontramos um vasto campo de estudo acerca do conhecimento humano.
4- Apolo é o deus da beleza; Nietzsche o associava ao sonho, harmonia, forma e artes plásticas (como a escultura). Dionísio é o deus do vinho; Nietzsche o associava à intoxicação, desarmonia, ausência de forma, sublimidade e música.
5- A Genealogia da Moral fala sobre sentimentos.
Assim Falou Zaratustra é o maior sucesso do autor.
A Gaia Ciência mostra a versatilidade de Nietzsche.
Além do Bem e do Mal é considerado, pelo autor, seu livro mais importante.