• Matéria: Geografia
  • Autor: guisilva37
  • Perguntado 6 anos atrás

porque a parte do sul dos EUA sofre menos com os rigores dos climas frios vindos do norte​

Respostas

respondido por: Mateusamil102
1

Por essa razão, a corrente tem uma imensa capacidade de intensificar furacões e tempestades tropicais, que ganham força ao passar sobre águas mais quentes. As regiões Sul e Sudeste dos Estados Unidos são constantemente atingidas por essas tempestades tropicais, pois estão localizadas exatamente na rota dos furacões mais poderosos e no início do trajeto da corrente.

O contato do ar frio e úmido que se move sobre a Corrente Fria do Labrador - mais ao norte do litoral dos Estados Unidos - com as águas superficiais quentes da Corrente do Golfo provoca uma condensação generalizada. Tal condição climática faz com que a região possua um dos maiores índices de nevoeiro no mundo. Na Europa, a Corrente do Golfo contribui para a manutenção de temperaturas amenas no inverno, principalmente no Reino Unido e na Escandinávia. As modificações no clima da Inglaterra provocadas pelo aquecimento das águas ajudam a desenvolver uma vegetação subtropical e com maior diversidade na região sudoeste. O Mar da Noruega pode ser navegável durante todo o inverno, com intensa atividade portuária. O litoral da porção leste da Suécia, por exemplo, não recebe o calor da Corrente do Golfo e tem alguns de seus portos fechados durante o inverno.

O calor que é liberado pela água aquecida faz com que o clima nas regiões fronteiriças do leste do Atlântico Norte permaneça mais quente do que em latitudes semelhantes em outros locais. Se compararmos algumas localidades na Europa com locais em latitudes semelhantes no continente norte-americano, o efeito se torna bastante evidente. Bodo, na Noruega, tem uma temperatura média de -2 ° C em janeiro e 14 ° C em julho. Na costa do Pacífico e do Alasca, na mesma latitude, há um frio de -15 ° C em janeiro e apenas 10 ° C em julho.

Perguntas similares