• Matéria: Filosofia
  • Autor: thiago22koro
  • Perguntado 6 anos atrás

6 - Faça uma reflexão e redija um texto abordando as diferenças de visões de Hobbes e Bastiat sobre:
a) O papel do Estado para cada um.
b) Os direitos dos individuos perante o Estado.
c) O papel das leis no Leviata e o papel das leis no Estado proposto por Bastiat,​

Respostas

respondido por: csc2020
216

a) Hobbes via o Estado como o grande garantidor da ordem e da segurança. Para Bastiat, a lei deve proteger a personalidade, a liberdade e a propriedade de cada um; infelizmente, ela pode ser pervertida e posta a serviço de interesses particulares, tornando-se, então, um instrumento de espoliação.

fonte: Frédéric Bastiat: o Estado como garantidor das liberdades

b) Hobbes consiste em sustentar a ideia do direito natural como direito originário individual vinculado à preservação da vida. Para Bastiat, a lei é a organização do direito natural de legítima defesa; É a substituição da força coletiva pelas forças individuais, e esta força coletiva deve somente fazer o que as forças individuais têm o direito natural e legal de fazerem: garantir às pessoas, as liberdades, as propriedades; manter o direito de cada um; e fazer reinar entre todos a justiça.

fonte: https://brainly.com.br/tarefa/30358959

c) Hobbes usa a figura bíblica do Leviatã: um monstro marinho que representa um animal monstruoso mas que de certa forma defende os peixes menores de serem engolidos pelos mais fortes. Simbolicamente esta seria a figura que representa o Estado, o poder do Estado absoluto, simbolizado com inúmeras cabeças e empunhando os símbolos dos dois poderes: civil e religioso. Para Bastiat, Lei  é “a organização coletiva do direito individual de legítima defesa” – o direito de defender a integridade, a liberdade e a propriedade.

fonte: https://brainly.com.br/tarefa/30358959


irineiaferreira: mas qual er a letra exatamente?
kellinhacristina: qual é letra pelo amor??
carinaneppel: letra de quê
respondido por: elamambretti
77

a) Para Hobbes os homens se reúnem por interesse e não porque  naturalmente são sociáveis. O Estado nasce de forma voluntária por necessidade  dos cidadãos. Assim, para Hobbes o Estado detém o direito sobre o indivíduo para garantir a liberdade e a propriedade.

Para Bastiat: "O estado é a grande ficção através da qual todos tentam viver às custas de todos." . Assim para Bastiat, o único propósito do Estado é proteger o direito do indivíduo a vida, liberdade e propriedade, não devendo interferir em outros assuntos individuais.

b) Para Hobbes, o indivíduo deve se submeter ao Estado, sendo assim seus direitos naturais garantidos pela vontade da maioria. Para Bastiat, o Estado é "uma grande ficção através da qual todos se esforçam para viver às custas dos demais". É da competência do Estado somente garantir a liberdade, segurança e propriedade dos indivíduos, não devendo interferir em assuntos particulares dos indivíduos.

c) Para Hobbes foram as leis que organizaram o direito à vida, à liberdade e à propriedade, isto é organizaram a sociedade do individual e conflituoso, para o coletivo em paz e segurança, enquanto para Bastiat, as leis são ferramentas para a manutenção dos direitos naturais a vida, a liberdade e a propriedade: "a lei é a organização do direito natural de legítima defesa. É a substituição da força coletiva pelas forças individuais."

Bons estudos!


rodriguesferre24: eu achei um pouco grande mais está bem explicado parabéns
Perguntas similares