• Matéria: História
  • Autor: valdenicebezerp6pwuc
  • Perguntado 6 anos atrás

:

Questão 01:   A partir das leituras realizadas, o que você define como Expansão Marítima Europeia.

 

 

 

Questão 02: Cite dois dos principais motivos para o início da expansão marítima europeia.

 

 

 

Questão 03: Cite as principais razões que justificam o pioneirismo de Portugal na expansão marítima. Comente uma delas, a que você considerou mais importante.

 

 

 

 

Questão 04: Leia o texto abaixo, em seguida responda o que se pede.

 

O mito do descobrimento

A visão idealizada de que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500 não é mais aceita pela historiografia atual.

A própria noção de descobrimento é falha no sentido que desconsidera os verdadeiros descobridores destas terras, ou seja, os indígenas que aqui viviam antes da chegada dos europeus.

Além disso, muitos historiadores afirmam que Cabral não chegou aqui por acaso, ou seja, a Coroa Portuguesa já sabia da existência destas terras, e o objetivo do desvio feito por Cabral era tomar posse delas antes que outro Estado europeu o fizesse.

 

Responda: Quais são os problemas de se utilizar o termo “descobrimento” para se referir à chegada dos portugueses ao Brasil?

 

 

 

Questão 05: Os versos a seguir são de Fernando Pessoa (1888-1935), um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos. Leia-o com atenção e depois responda:

 

“Oh! Mar salgado, quanto do teu sal

 

São lágrimas de Portugal

 

Por te cruzarmos, quantas mães choraram

 

Quantos filhos em vão rezaram

 

Quantas noivas ficaram por casar

 

Para que fosses nosso, oh! mar!”

 

a)      O que o poeta quis dizer com esses versos?

 

b)      A que oceano o poeta se refere quando diz “mar salgado”?

 

c)      Qual é o assunto tratado por ele nesses versos?

Questão 06: Entre as curiosidades apresentadas na aula, qual delas você considerou mais interessante? Justifique sua resposta.

 

 

Questão 07: Qual a importância de se estudar sobre as Grandes Navegações? Comente.

 

 

Questão 08: Faça uma breve pesquisa sobre o processo de expansão marítima e o desenvolvimento do capitalismo.


Respostas

respondido por: liccehff
5

Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI. No presente texto iremos abordar os motivos do pioneirismo português na conquista dos oceanos.

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

A centralização monárquica portuguesa aconteceu ainda no século XIV com a Revolução de Avis, Portugal foi considerado o primeiro reino europeu unificado, ou seja, foi o primeiro Estado Nacional da história da Europa. Além do fato da unificação portuguesa, a Revolução de Avis consolidou a força da burguesia mercantil que, conforme vimos acima, investiu pesadamente nas Grandes Navegações.

Estudiosos como Diegues (2010), Tengarrinha (2001) e Silva (1989)1 que analisaram Portugal nos séculos XV e XVI, afirmaram também que os portos de boa qualidade que eram existentes no país influenciaram bastante no processo do pioneirismo português. Outro motivo não menos fundamental que os outros expostos, que ajudou no processo do empreendimento português, foi o estudo náutico realizado na Escola de Sagres, sob o comando do astuto infante D. Henrique, o navegador (1394-1460).

A Escola de Sagres foi consolidada na residência de D. Henrique e se tornou uma referência para estudiosos como cosmógrafos, cartógrafos, mercadores, aventureiros entre outros. Iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima.n entendi mt bem mas acho q isto pd te ajudar


menonapro911: Muito obrigado
respondido por: mosaquyellborges
1

Resposta:

Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.

Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais

Explicação:

Deixe o melhor resposta por favor que eu agradeço

Perguntas similares