• Matéria: Química
  • Autor: carvalhorayanecosta3
  • Perguntado 6 anos atrás

2) Complete:
Os
são as formas de relevo de superficie irregulares, variando entre 300 a 3000 metros acima do
do variando entre morros, serras e chapadas.
3) Com a falta de yenfarin​

Anexos:

Respostas

respondido por: marianasalehtmd
4

Resposta:Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude.

Classificação

Podemos classificar os planaltos em três tipos:

 

Planaltos formados por rochas de origem sedimentar (sedimentares);

Planaltos formados a partir de uma rocha de origem vulcânica (basálticos);

Planaltos formados por rochas de origem metamórfica e magmática (cristalinos).

Os planaltos também podem ser classificados de acordo com a estrutura geológica à qual pertence. Basicamente, localizam-se em duas principais unidades que fazem parte da estrutura geológica da Terra:

→ Bacias sedimentares: área caracterizada por acúmulo de sedimentos ao longo de muitos anos. Os planaltos localizados nessas áreas geralmente apresentam serras e morros em suas bordas. Exemplo: Chapada da Bacia do Paraná.

→ Escudos cristalinos: são áreas mais antigas, de terreno resistente e que fornecem alguns recursos minerais, como o ferro. Os planaltos encontrados nessa região são caracterizados por se apresentar em forma de abóbodas. Exemplo: Planalto da Borborema.

Formados por meio de processos erosivos, os planaltos costumam apresentar em suas bordas depressões e planícies, nas quais se acumulam os sedimentos gerados pelas erosões.

Explicação:

Perguntas similares