O desenvolvimento de uma vacina, abrange duas etapas. Cite o nome delas. ME AJUDA POR FAVOOOOOOOOOOOOOR
SÉRIO VÉI ME AJUDA KSKSKSKSK
Respostas
Resposta:
Desde que a pandemia do novo coronavírus teve início (primeiros meses de 2020), surgiu uma busca incansável pela cura da covid-19, bem como uma corrida pelo desenvolvimento de uma vacina contra o Sars-Cov-2.
Conheça o Summit Saúde, um evento que reúne as maiores autoridades do Brasil nas áreas médica e hospitalar.
Entretanto, é necessário ter cautela e paciência, uma vez que o desenvolvimento de uma nova solução eficaz para imunizar as pessoas pode demorar meses ou até anos. Diversas etapas de pesquisas são necessárias até que uma vacina seja elaborada. Além disso, a própria fabricação das doses — mesmo para vacinas já existentes — pode ser bastante complexa.
Conforme explica uma reportagem publicada no início de abril pelo Estadão, são seis etapas necessárias para a criação de uma nova vacina — sendo duas preliminares e três de testes clínicos.
Primeiramente, são feitas pesquisas em laboratórios para avaliar dezenas de possibilidades de composição da vacina. Posteriormente, são realizados testes em animais para comprovar os dados obtidos. Apenas depois disso é que a vacina começa a ser aplicada em humanos, em um grupo pequeno de indivíduos saudáveis — de 20 a 80 voluntários —, com o objetivo de testar a segurança desse imunizador.
Na segunda fase clínica, o grupo de indivíduos testados aumenta e se torna mais heterogêneo, para obter ainda mais comprovação da segurança e também testar a eficácia da vacina. Apenas na última etapa é que a vacina é testada no público-alvo, em grupo de milhares de pessoas.
Ainda assim, a vacina continua sendo monitorada em busca de reações adversas, uma vez que ela pode gerar respostas imunológicas ainda piores do que a doença no organismo. Naturalmente, todas as etapas de testes clínicos em humanos envolvem também um grupo de controle, que recebe um placebo. Dessa maneira, as pesquisas podem demorar anos para serem concluídas