Triunvirato, o que é e como foram o primeiro e o segundo.
Respostas
Resposta:
O Primeiro Triunvirato
Durante o período de expansão territorial da fase republicana, após a morte do ditador Sila, constituiu-se o primeiro triunvirato, que foi uma forma de governo em que três generais dividiam o governo de Roma. Os três governantes eram Crasso, Pompeu e Júlio César.
Crasso, que se tornou famoso por liderar a repressão à maior revolta de escravos de Roma (Revolta de Espártaco), era um rico banqueiro. A expressão erro crasso deve-se ao erro grosseiro que esse general teria cometido ao enfrentar os partos (povo persa que tentava conquistar onde hoje é o Oriente Médio). Ao subestimar o povo inimigo, foi derrotado e morto nessa batalha.
O Segundo Triunvirato
O segundo triunvirato foi constituído por Marco Antônio, Otávio e Lépido. Os historiadores Pedro, Lima e Carvalho (2005, p. 76), afirmam que:
(…) a Antônio coube o Oriente; Otávio ficou com as províncias do Ocidente, menos a Itália; Lépido ficou com a Espanha e a África. Em 36 a.C., Otávio eliminou Lépido do Triunvirato, anexando às suas posses o norte da África, a Gália (que não tinha entrado no acordo) e a Itália.
Otávio venceu o exército de Marco Antônio na batalha de Ácio, no Grécia e posteriormente no Egito. A vitória de Otávio provocou o suicídio de Marco Antônio e sua aliada (com quem também teve um relacionamento amoroso), Cleópatra.
A derrota de Marco Antônio para Otávio marcou o fim do segundo triunvirato e o início do Império em Roma. Otávio acumulou os títulos de príncipe (primeiro cidadão de Roma), augusto (divino), imperador, sumo pontífice (chefe da religião) e tribuno da plebe vitalício.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!
BONS ESTUDOS!