O gráfico a seguir mostra a variação da quantidade de DNA durante o ciclo de vida da maioria das
células.
a) Explique por que a quantidade de DNA dobra entre os pontos G1 e G2 , mostrados no gráfico.
b) Explique por que a quantidade de DNA por célula diminui na fase identificada como M.
c) No tecido nervoso dos adultos, a maioria dos neurônios permanece em um estágio do ciclo
celular chamado G 0 que deve acontecer com a quantidade de DNA dessas células ao longo
do tempo? Por quê?
Quem poder me ajudar com isso!! S2
Respostas
Olá
A)G1 (Gap 1)
Gap significa intervalo. Nessa etapa a célula produz proteínas, RNA, organelas citoplasmáticas e aumenta o seu volume. Aqui também inicia a duplicação dos centrossomos.
No fim dessa etapa tem o ponto de checagem (ou de verificação), quando a célula confere se tudo foi produzido da forma correta. Erros no ponto de checagem podem levar ao câncer, por exemplo.
G2 (Gap 2)
Nessa fase são produzidas mais moléculas que serão utilizadas na divisão celular, a célula ganha mais volume e duplica os centrossomos. No fim tem mais um ponto de checagem, como na fase G1.
B) Metáfase: melhor fase para o estudo do cariótipo; os cromossomos, já condensados, aparecem dispostos no equador do fuso. Essa etapa termina com a duplicação dos centrômeros.
C)A fase G0 é a fase do ciclo celular onde a célula permanece indefinidamente na interfase. [1] Geralmente, células altamente especializadas como as células nervosas, encontram-se em G0. Dependendo do tipo de célula, pode acontecer uma estimulação e o retorno do ciclo celular. Este tipo de fase acontece entre a citocinese anterior e a fase g1.
Espero ter ajudado!!!
Olá, boa tarde!
Como apresentado no gráfico, a quantidade de DNA dobra na fase G2 já que houve a duplicação dos cromossomos durante a fase S, isso acontece por conta da célula já estar no processo de duplicação para formar uma nova célula, respondendo a questão a).
Após a duplicação do material genético (DNA), a célula entra no processo de divisão do citoplasma e separação das cromátides irmãs tendo como resultado o surgimento de uma nova célula-filha idêntica à original. Por isso como afirmado na questão b), na fase M reduz a quantidade de DNA.
A fase G0 é quando a célula sai do ciclo celular e não se dividirá mais, permanecendo o resto de sua vida fazendo apenas seus processos celulares. No caso apresentado na questão c), os neurônios, em geral, permanecem na fase G0, portanto a quantidade de DNA dessas células tende a reduzir por conta da degradação natural das fitas com o tempo, causadas por agentes químicos e físicos, tornando a célula cada vez mais inativa ou até mesmo inutilizando a mesma, levando então a morte celular.
Espero ter te ajudado a responder essa pergunta :)